• Compartilhar

Economia Solidária em debate no Rio

Notícia
17 abril 2014
Economia Solidária em debate no Rio

Buscando fortalecer a prática da Economia Solidária em território nacional, representantes da SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário), de entidades de fomento e apoio à Economia Solidária e de empreendimentos econômicos solidários que fazem parte do Rio Ecosol, projeto executado pelo CIEDS participaram da III Conferência Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro / Regional I, realizada nos dias 27 e 28 de março, no auditório da Fecomércio, no Flamengo.

Divididos em quatro grupos temáticos: produção, comercialização e consumo sustentável, financiamento (crédito e finança solidária), conhecimento (educação, formação, assessoria e tecnologia social) e ambiente institucional (legislação), os participantes debateram alternativas para a construção de políticas públicas voltadas para a relação trabalho e renda da Economia Solidária, pilares trabalhados pelo projeto Rio Ecosol.

A III Conferência Municipal tem como finalidade fazer um balanço dos avanços e desafios da Economia Solidária, promover o debate sobre a integração das ações governamentais de apoio  a sua prática e elaborar os planos municipais, territoriais e nacional, que serão apresentados nas Conferências estadual e nacional.

Telma Amaral, integrante do projeto Rio Ecosol e coordenadora do ponto solidário Antares / Palmares afirmou que está entusiasmada com a atuação do projeto nesses dois bairros, que segundo ela, possuem problemas sociais gravíssimos.

“O Rio Ecosol traz para essas pessoas a oportunidade de saírem dessa linha de pobreza que há no terriório em que vivem, sem a exploração da mão de obra do trabalhador. Além disso, alavanca a autoestima dessas pessoas, que conseguem conciliar o tempo para trabalhar e cuidar da família”, disse Telma.

Clarice Cavalcante, representante da Secretaria  Executiva do Fórum Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro fala sobre a importância do projeto Rio Ecosol para o desenvolvimento da Economia Solidária no Rio de Janeiro. “Através do projeto Rio Ecosol nós conseguimos influenciar uma política de estado, onde as pessoas podem vender aquilo que produzem”, afirmou Clarice.

Rio Economia Solidária para Erradicação da Miséria (Rio Ecosol) é um projeto da SEDES, em parceria com o CIEDS e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), que fomenta e apoia o desenvolvimento da Economia Solidária como alternativa econômica e de inclusão social junto às comunidades do Complexo da Maré, Antares/Palmares e Morro da Coroa no Rio de Janeiro atuando conjuntamente com o Fórum Municipal de Economia Solidária.