• Compartilhar

É hora de formação das ONGs no Raízes do Futuro

Notícia
16 abril 2013
É hora de formação das ONGs no Raízes do Futuro

O Raízes do Futuro – que prepara adolescentes e jovens para o mundo do trabalho – inicia 2013 capacitando educadores das cinco ONGs parceiras locais (Instituto Dom Bosco, Instituto Reciclar, Instituto Rugby para Todos, Sociedade Benfeitora Jaguaré e Vivenda da Criança) com ênfase na metodologia ‘Competências para a Vida’.  Até junho, eles participarão da agenda de estudos continuados, que facilita a apropriação do método. Por meio de dinâmicas, trabalhos em grupo e debates, os conteúdos são vivenciados a fim de entender as adolescências e juventudes sob a perspectiva das possibilidades. O projeto é uma iniciativa do UNICEF, com apoio do Banco Barclays e parceria técnica do CIEDS.

A primeira oficina apresentou as competências divididas nos eixos diversidade, participação, mediação e comunicação. Já na segunda, denominada ‘Portfólio de Competências’, Rui Aguiar, especialista de projetos do UNICEF, falou sobre o plano de desenvolvimento pessoal. Também foi trabalhada a matriz FOFA (forças e oportunidades, fraquezas e ameaças) como ferramenta de autoconhecimento e reflexão da tríade competência, habilidade e atitude. No terceiro encontro, o Portfólio de Competências, instrumento que registra o processo de desenvolvimento dos adolescentes e jovens ao longo da participação no projeto, foi retomado e o Instituto Paulo Montenegro apresentou o Sistema de Monitoramento e Avaliação, o qual medirá, quantitativamente, os impactos das ações do projeto.

A equipe técnica do CIEDS tem contribuído tanto com as formações, atuando como facilitadora, quanto no aporte técnico para o desenvolvimento do Sistema de Monitoramento e Avaliação. Nas três capacitações, os educadores se mostraram entusiasmados em aprender e colocar em prática as informações e técnicas recebidas.