• Compartilhar

Dia 22 de abril é Dia da Terra, dia para rever os hábitos e discutir a saúde do planeta

Notícia
20 abril 2012
Dia 22 de abril é Dia da Terra, dia para rever os hábitos e discutir a saúde do planeta

Diante da grande necessidade de se pensar os problemas ambientais e a degradação da biodiversidade, dia 22 de abril foi estipulado como o Dia da Terra.  A ideia surgiu em 1970 principalmente da necessidade de se pensar a saúde do meio ambiente e estimular o cuidado, individual e coletivo, com o nosso planeta.

Desde os anos 50, cientistas começaram a observar os impactos da industrialização nos ecossistemas e no bem-estar das populações e a preocupação com o crescimento populacional, com a fome em massa e com a degradação desmedida do meio ambiente aumentou em um nível que fez – em 1970 - com que se unissem em um movimento a favor da Terra.

A primeira manifestação – cujo tema era a criação de uma agenda ambiental - foi em 22 de abril de 1970, iniciada pelo senador e ativista ambiental Gaylord Nelson. Na manifestação – que gerou esse como o dia Dia da Terra - participaram milhares de universidades, escolas e comunidades. A pressão social foi tão forte que ao longo do tempo foram criadas a Agência de Proteção Ambiental, uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente e importantes conferências mundiais.

Em 2012, acontecerá no Rio de Janeiro, mais uma Conferência Mundial fruto das reinvindicações de 1970. A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, é mais um evento que tem como objetivo reunir chefes de Estado de todo o mundo para discutir temas relativos a hábitos sustentéveis, despoluição, conscientização ambiental e cuidado com o meio ambiente. Os dois viezes principais serão a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

O CIEDS apoia essa causa e se engaja em ações que pensem e discutam o meio ambiente. O Comitê Interdisciplinar Diálogos Sociais é uma delas. A ação, que acontece uma vez por mês no Restaurante Ícaro, no Rio Sul , é aberta a todos aqueles se interessarem em participar das discussões presenciais e tem como objetivo discutir e dialogar sobre o entendimento da sociedade sobre a Responsabilidade Social e contribuições do Primeiro, Segundo e Terceiro Setores. Para maiores informações acessem http://dialogossociais.wordpress.com/

O CIEDS também estará presente durante a Rio+20, em evento paralelo às atividades oficiais. O seminário Felicidade: Novos Indicadores para o Desenvolvimento discutirá os parâmetros necessários para a implementação do FIB- Felicidade Interna Bruta - como indicador do desenvolvimento de uma nação. O FIB considera o bem-estar, a saúde, o cuidado com o meio ambiente e a relação familiar como fatores de medição de desenvolvimento dos países. O evento será aberto ao público, dia 19 de junho, no MAM-RJ. Para saber mais acesse: www.fibrio.org.br

Seja no Dia da Terra, seja na Rio+20, a discussão sobre o meio ambiente é fundamental para mudamos nossos hábitos e mantemos viva e saudável nossa própria casa: o Planeta Terra.