• Compartilhar

De pessoas para pessoas

Notícia
16 dezembro 2014
De pessoas para pessoas

Com 15 anos de CIEDS e tendo trabalhado em mais de 20 projetos, Kalina Honório, graduada em Serviço Social e especialista em Serviço Social e Saúde Mental, conta um pouco de sua trajetória no CIEDS e destes 16 anos da Instituição.

Como começou sua história no CIEDS?

Comecei a trabalhar com o CIEDS em 1999 através do Capacitação de Lideranças – empreendedores Comunitários, que atuava na formação de lideranças comunitárias do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Este projeto abriu as portas para minha carreira no CIEDS. A partir dele contribui para o desenvolvimento de outros projetos nas áreas de saúde, educação, economia solidária, entre outras, e em diferentes estados do Brasil, como em Sergipe, sempre trabalhando para a prosperidade da população brasileira. Hoje nosso slogan é “Redes para a Prosperidade”, o que reafirma o que vem acontecendo desde o começo.

Como é trabalhar em diferentes projetos?

Quando o primeiro projeto em que atuei se encerrou fiquei com sentimento de perda, mas os beneficiários já estavam empoderados e era preciso contribuir para a prosperidade de outras pessoas. Quando o segundo acabou eu já estava com vontade de começar o próximo. Isto é muito importante, pois conseguimos atingir muitas pessoas de diferentes realidades e em diversas áreas. Sem contar que o dinamismo que os ciclos de projetos trazem faz com que eu sempre tenha gás para continuar desenvolvendo meu trabalho.

Você já trabalhou mais de uma vez com um mesmo tema em projetos diversos. Da segunda vez é diferente?

Ninguém desce duas vezes o mesmo rio. Trabalhamos para pessoas, então é sempre diferente, até porque a vida é dinâmica. Você não é a mesma pessoa, seus companheiros de trabalho não são os mesmos, muito menos a sociedade e os beneficiários. Gosto do que faço e gosto ainda mais de contribuir para a prosperidade do nosso país. 

Com tantos anos e projetos tão interessantes, você conseguiria apontar algum de destaque?

São muitos!

No projeto Bairro Educador, o qual eu era gestora no bairro do Caju, desenvolvemos uma trilha educativa, atividade didática chamada “Ilustres Mortais”. Nela levávamos alunos de escolas públicas do bairro do Caju ao cemitério local São Francisco Xavier, maior da América Latina. Com as visitas aos túmulos onde foram enterrados personagens da história e cultura do Brasil, resgatamos não só a memória do Caju, mas também a cultura brasileira e agregamos conhecimento de uma forma didática diferente do cotidiano escolar, gerando mais interesse e dedicação por parte dos alunos. Esta atividade foi escolhida como uma prática de sucesso para ser apresentada no programa Globo Educação. 

Outros pontos que acho que merece destaque foram as aprovações de muitos trabalhos para fóruns, conferências e seminários, por exemplo, a Agência de Desenvolvimento Comunitário e o Jovens em Ação, durante 3 anos seguidos, para a semana de extensão da UFF.  

Apontei estes dois momentos pelo fato de que eles representam realizações para mim, pois não só me trabalho foi reconhecido como também a importância de se desenvolver projeto que buscam a melhora nas condições sociais em que vivemos.

O que é o CIEDS para você hoje?

O CIEDS investe e acredita em pessoas. Esta é uma característica do Vandré Brilhante (Diretor Presidente do CIEDS), que acaba passando para todos os gestores e se incorpora a Instituição. Os coordenadores acreditaram em mim, da mesma forma que acreditam em muitos outros colaboradores executivos que hoje trabalham aqui. Fora as grandes oportunidades profissionais que os projetos trazem: conhecer diferentes realidades, desenvolver diversos projetos e contribuir para a melhora na qualidade de vida de muitas pessoas, famílias e comunidades. Podemos dizer que o CIEDS é uma grande rede de pessoas, em que uma aposta no trabalho da outra e assim conseguimos atingir o objetivo maior que é propagar a prosperidade para todos os cidadãos brasileiros.