• Compartilhar

Craque do Amanhã promove ação social em São Gonçalo

Notícia
22 março 2013
Craque do Amanhã promove ação social em São Gonçalo

A Ampla, financiadora do Projeto Craque do Amanhã, junto à Endesa Brasil e a Oi, através da área de integração de movimento social, realizou a troca de cerca de 15 geladeiras das famílias atendidas pelo projeto, que é executado pelo CIEDS, com o objetivo de  estimular a redução do consumo de energia elétrica nas residências, facilitando o orçamento familiar. Na quarta feira, 20, o padrinho do projeto, o jogador de futebol Ibson, entregou junto com a equipe da Ampla a última geladeira para Verônica Freire, moradora do bairro Arsenal e mãe de Lucas Feitosa, participante do projeto.

“Percebi que o Lucas ficou mais calmo ao entrar para o projeto Craque do Amanhã, e além disso, passou a se interessar mais pelos estudos”, disse Verônica, ao elogiar as ações do projeto.

Ao notar uma grande deficiência de serviços voltados à comunidade do município de São Gonçalo, principalmente no entorno do bairro Arsenal, o projeto Craque do Amanhã, por meio de uma articulação do CIEDS, realizou na semana anterior a ação social Amigos do Craque do Amanhã.

Durante três dias, no Espaço Show e Gol, as ações sociais disponibilizaram aos moradores serviços gratuitos como: indicações para troca de geladeiras e mudanças de titularidade nas contas da Ampla, cadastro no Bolsa Família e no Programa Tarifa Social (Baixa Renda da Ampla), confecção do cartão do SUS e requerimento de documentação – certidão de nascimento e de óbito, carteira de trabalho, entre outros serviços.

De acordo com Jéssica Oliveira, assistente social do Craque do Amanhã, a comunidade reconhece positivamente as ações do projeto.

“Esses tipos de ações são muito bacanas, porque proporcionam a eles acesso aos direitos e deveres. O número de pessoas que vieram procurar os serviços gratuitos superou nossas expectativas”, comentou Jéssica.

Grupo Focal

No último dia da Ação, os responsáveis pelos alunos atendidos pelo projeto participaram do grupo focal ministrado por Márcia Pinto e Roberta Gonçalves, colaboradoras do CIEDS. O grupo focal é uma metodologia de pesquisa qualitativa utilizada para avaliar a opinião e analisar as expectativas dos beneficiários sobre determinado projeto.

Suzana Mansur, que possui os dois filhos matriculados no projeto, elogiou a iniciativa do CIEDS em procurar saber as necessidades dos participantes e se estão satisfeitos com o trabalho desempenhado.

“Acho o Craque do Amanhã ótimo, porque melhora o rendimento escolar das crianças, pois para não perder a vaga no projeto eles precisam estudar bastante. Na minha opinião, deveriam ser realizadas mais oficinas para eles todos os dias”, ressaltou Suzana.