• Compartilhar

Conferência FIB Rio reúne cerca de 700 pessoas para debater a felicidade

Notícia
20 junho 2012
Conferência FIB Rio reúne cerca de 700 pessoas para debater a felicidade

Mencionado pela primeira vez cerca de 40 anos atrás no Butão, o índice FIB – Felicidade Interna Bruta - é uma alternativa ao PIB – Produto Interno Bruto - e propõe medir o desenvolvimento de um país por atividades além daquelas relacionadas a bens e serviços produzidos, considerando também o bem-estar da população, a relação com o meio ambiente, o tempo livre e as relações interpessoais.

Ontem, dia 20 de junho, CIEDS, Instituto Visão Futuro e Oguata, promoveram a Conferência FIB Rio no recém inauguradoTheatro NET, em meio a o momento histórico que o Rio de Janeiro vive: a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A discussão sobre o FIB é de grande relevância dentro desse contexto pois, assim como empresas, chefes de estado e sociedade civil têm discutido novas formas de se viver, priorizando o cuidado com o meio ambiente e um mundo mais saudável e igualitário, o FIB propõe que, além daquilo que o PIB já considera, sejam ponderadas também questões sociais, como sustentabilidade e felicidade. Durante a Conferência Susan Andrews, considerada a coordenadora do FIB no Brasil, disse que o PIB é insuficiente pois “mede tudo, menos aquilo que faz a vida valer a pena”.

Além de Susan Andrews, participaram do primeiro painel do evento Karma Ura, vice-presidente do Butão que apresentou para o público o país e o contexto em que o FIB foi criado e John Helliwel, professor Emérito de Economia na Universidade de British Columbia que defendeu três variáveis para a felicidade de uma nação: o contexto em que ela se insere, a generosidade e a positividade do povo.

O segundo painel foi composto pela explanação de experiências de sucesso do uso do FIB no Brasil: na CEMIG, na Prefeitura de Bento Gonçalves/RS e no Banco do Brasil, e da fala de Ricardo Henriques, economista e professor da UFRJ especializado em economia social, que falou sobre a utilização do FIB no Rio de Janeiro e sobre a necessidade de aplicar – o mais rápido possível - políticas públicas eficientes para garantir o bem estar de quem vive na cidade.

A Conferência foi aberta com a fala do professor e Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, sobre como podemos trabalhar a utilização do FIB nas escolas, trazendo a reflexão sobre o que é a felicidade e como atingi-la desde novos. Wellington, palhaço do Doutores da Alegria, foi mediador da discussão e deu um tempero especial ao evento, lembrando às cerca de 700 pessoas presentes a importância do sorriso e da alegria.