• Compartilhar

Conecta+ Brasil capacita 10 mil empreendedores sobre WhatsApp Business

Notícia
13 maio 2021
Conecta+ Brasil capacita 10 mil empreendedores sobre WhatsApp Business

Se o trabalho de micro e pequenos empreendedores de regiões periféricas do Brasil já era difícil antes da pandemia, neste novo contexto ele se tornou ainda mais complicado – para não dizer inviável. Mas uma ferramenta simples, que está em 99% dos celulares brasileiros, tem o potencial de ajudar muito esses novos negócios: o WhatsApp. O CIEDS se uniu à empresa, que é do grupo Facebook, para criarem juntos o Conecta+ Brasil, uma iniciativa inédita – é a primeira vez que o Whatsapp faz uma parceria com o Terceiro Setor. O objetivo é gerar impacto social e apoiar a retomada econômica ao capacitar 10 mil empreendedores. Os treinamentos serão focados na utilização e nas boas práticas do WhatsApp Business e em ferramentas de empreendedorismo.

“Essa iniciativa é uma das mais potentes do CIEDS em termos de capilaridade, de chegar em muita gente. O CIEDS abarca toda sua experiência em empreendedorismo e mobilização comunitária, aliada à força do WhatsApp Business, ferramenta gratuita, prática, fácil e segura. Em até 3 semanas, o empreendedor consegue aprender 100% do que a ferramenta tem a oferecer”, explica Ricardo Saad, Coordenador de Projetos Sociais do CIEDS.

Nesta quinta (13/5), às 19h, ele faz a mediação de um encontro para o lançamento do Conecta+ Brasil nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na ocasião, serão abertas as inscrições para empreendedores de micro e pequeno porte, formalizados ou não. “Qualquer pessoa acima de 15 anos, que já empreenda ou tenha o desejo de empreender, está convidada a participar”, informa Saad.

Participam do encontro ainda Dario Durigan, Diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil; Vandré Brilhante, Presidente do CIEDS; Ana Fontes, Presidente e Fundadora da Rede Mulher Empreendedora; Frederico Celentano, Presidente da ADE SAMPA - Agência São Paulo de Desenvolvimento; Rafaela Bastos, Presidente da Fundação João Goulart; e Vinicius Machado, Empreendedor e Facilitador do Conecta+ Brasil.

“A iniciativa foi pensada justamente em função deste momento. A pandemia atingiu empreendedores no mundo todo, mas teve impacto principalmente nos pequenos negócios, dos formais aos informais, das periferias. O WhatsApp Business vem para facilitar, mostrar que existe um caminho. É possível ter um catálogo e até mesmo fazer uma venda dentro do próprio aplicativo, por exemplo, além de poder se relacionar de forma mais próxima com o cliente. Tem um potencial de geração de renda enorme”.

O Brasil tem cerca de 5 milhões de usuários ativos do WhatsApp Business, o que corresponde a 10% do total no mundo. Durante a pandemia, o crescimento no uso da ferramenta foi de 97%, segundo a Decode, empresa de pesquisa sobre comportamento digital e mercado. O aumento massivo no tráfego – que basicamente dobrou – pode ajudar também no crescimento dos negócios de micro e pequenas empresas. Nesse contexto, o CIEDS também chega com força: já impactou 2,5 milhões de beneficiários diretos ao longo de seus mais de 20 anos de atuação. Apenas em 2020, gerou mais de R$ 21 milhões em faturamento de iniciativas em rede, além de 1.800 empregos por meio de seus negócios.

Acesse o site, saiba mais e inscreva-se: https://conectamaisbrasil.cieds.org.br.

Próximos passos

Depois da fase inicial no Rio e em São Paulo, o Conecta+ Brasil segue para os demais estados brasileiros. Além da capacitação 100% online e gratuita relativa às potências do WhatsApp Business, os participantes também terão acesso a conteúdos exclusivos dedicados ao cenário empreendedor, como inovação, criatividade, finanças pessoais e finanças para negócios, para que tenham melhor desenvolvimento profissional.

Ao final da capacitação, os empreendedores ainda têm a oportunidade de ingressar em uma rede nacional do Conecta+ Brasil, com formação continuada e intercâmbio de conhecimento, com a possibilidade de uma certificação especial ao final.