• Compartilhar

“Colorindo Minha Cidade” realiza Reuniões com Diretores de Escolas

Notícia
5 abril 2012
“Colorindo Minha Cidade” realiza Reuniões com Diretores de Escolas

O Projeto “Colorindo Minha Cidade” trabalha, através da arte-educação, a valorização da cultura local. Voltado para crianças de 10 a 15 anos promove o conhecimento da história da arte, história da cultura local e técnicas de artes visuais. Os encontros com os alunos iniciarão em 16 de abril e irão contribuir para a valorização do patrimônio artístico, simbólico e cultural dos municípios por meio do olhar do adolescente, que estimulado, irá colorir sua cidade, no sentido de destacar o que é belo para si e ampliar esse olhar para os outros.

Dentre outras atividades, foram realizadas no mês de março algumas reuniões com diretores das escolas para a concretização das parcerias.

No dia 23 de março, o Centro Municipal de Formação Pedagógica de Mogi das Cruzes ofereceu seu espaço onde se reuniram representantes das instituições de ensino de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba. No dia 27, a Secretaria de Educação de Aparecida acolheu os representantes de Aparecida e São José dos Campos.

Os encontros tiveram por objetivo apresentar formalmente o projeto às escolas selecionadas para a assinatura dos Termos de Adesão (escolas) e Termos de Parceiras (Secretarias Municipais), além de dar encaminhamento às demais atividades previstas no projeto:

·        Entrega de materiais para divulgação do projeto nas escolas;

·        Definição do processo de inscrição de alunos e;

·        Definição de dias e horários das oficinas.

O CIEDS agradece a participação de todos, e principalmente às Secretarias de Mogi das Cruzes e de Aparecida em nos receber tão bem. Foram ótimos os resultados obtidos destes encontros, e contamos com a adesão de todas as escolas participantes.

Algumas expectativas em relação ao projeto:

“Esperamos que o projeto proporcione aos alunos oportunidades perante a valorização da cultura artística local através das variadas técnicas de artes e do passeio para apresentação desses patrimônios, fazendo com que o aluno aprenda a respeitar e preservá-lo, só zelamos quando conhecemos e temos a ciência da importância para a história. Portanto o momento de aprendizagem deve ser também um momento de prazer!”

(Diretora Kátia Cilene de Andrade Militão- EM Village)

 

“Ao pensar no projeto “Colorindo Minha Cidade” vem o despertar para a valorização do que temos ao nosso redor, um olhar minucioso que em nosso dia a dia não percebemos, sendo que também para as crianças, um ser em formação em todos os eixos de construção (psico-social ) fará com que as mesmas se envolvam de um modo afetivo e de carinho para com  a sua cidade, conhecendo pontos importantes desde o lazer,  locomoção, cultura, história e preservação do lugar em que vive [...] enfim, conhecer fará de cada criança um cidadão presente e que irá sempre valorizar e cuidar de cada parte do seu querido município.“                           

(Diretor Cristiano dos Santos Souza- E.M. Ver. Augusto dos Santos)

 

"O Projeto Colorindo Minha Cidade irá proporcionar aos alunos uma diversidade artística, uma vez que além de conhecer os pontos culturais oferecidos pelo Município ele terá acesso a história cultural local e poderá produzir as técnicas de artes visuais. Acreditamos que este projeto auxiliará no processo de ensino aprendizagem uma vez que o tema abordado contribuirá para que o aluno transforme sua visão de mundo através de uma realidade que não faz parte da rotina escolar."

(Diretora Kátia Priscila de Barros Miguel- E.M. Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves F da Silva- Itaquá)

Desejamos um bom início das atividades!