• Compartilhar

Cinco passos para garantir um bom planejamento estratégico

Notícia
21 março 2022
Cinco passos para garantir um bom planejamento estratégico

O CIEDS sempre dispôs de um olhar atento à inovação na condução de parcerias estratégicas para a construção de redes para a prosperidade. Fomos responsáveis por gerir 58 projetos sociais em 2021, gerando impacto social positivo em todas as regiões do país. Para uma instituição com esse porte, é uma vitória manter viva essa chama da inovação e, ainda assim, operar com qualidade no dia a dia.

Cotidianamente, nos aprimoramos para continuar entregando o melhor valor para nossos públicos: beneficiários, parceiros financiadores e colaboradores. Por isso, planejar é tão importante para o CIEDS e é algo que está em nosso DNA desde sempre. Neste contexto, em 2021, foram criadas as chamadas equipes autogeridas, que incluem o PGG (Planejamento Estratégico, Gestão e Governança), grupo que discute esses três pilares na instituição.

A equipe do PGG foi responsável por desenvolver o planejamento estratégico do CIEDS para 2022, com uma metodologia participativa, que leva em conta não só o corpo diretivo, como também todos os atores da instituição. O objetivo é garantir que os caminhos institucionais criem engajamento de todas as partes e considerem as demandas atuais e tendências da sociedade.

O processo também pode ser aplicado em outras instituições. A seguir, separamos cinco insights que tivemos a partir do que realizamos e que poderão garantir um bom planejamento estratégico para a sua organização em 2022. Ainda dá tempo!

1) Levantamento de macrotendências

Realizamos estudos e identificamos macrotendências que podem impactar o nosso fazer institucional, para que a tomada de decisão seja baseada em evidências. Em nosso caso, por exemplo, ressaltamos a importância de um propósito diretamente ligado aos nossos processos e pessoas, entre outras tendências ligadas aos nossos campos de atuação.
 

2) Ventiladores externos

Tivemos também os ventiladores, que foram vozes externas, que trouxeram novos olhares. Convidamos para conversar com as equipes duas gestoras, uma do Terceiro Setor e outra da iniciativa privada, Paula Fabiani (do IDIS) e Thaís Oliveira (da ENEL). Chamamos essa etapa de "ventiladores'' por terem justamente a função de oxigenar a casa no processo de construção do planejamento.

3) Pesquisa interna

Realizamos uma pesquisa interna, que teve 54% de aderência, para ouvir os colaboradores a respeito de erros e acertos do ano anterior. Analisando as respostas, foi possível perceber, por exemplo, que os funcionários enxergam o esforço da instituição em melhorar aspectos relacionados à cultura organizacional. Meio ambiente, diversidade, tecnologia, juventude e idosos foram potencialidades de atuação ressaltadas na pesquisa.

4) Hackathons sociais

Realizamos uma Oficina de Alinhamentos Estratégicos, em que trouxemos os balizadores da instituição, que serviram como premissas para três hackathons sociais. Em seguida, realizamos os encontros com temáticas específicas elencadas pelos próprios colaboradores como prioritárias, de acordo com os objetivos macro do CIEDS para 2022. Foi uma prática estruturada para desenvolvimento de um Canvas, contendo o sonho a ser alcançado, relacionado a essas temáticas específicas e seus elementos necessários. Envolveu todos os colaboradores, e não apenas os líderes de equipe. A presença não era obrigatória, mas muitos funcionários se engajaram e participaram do processo. 

5) Gestão de conhecimento ágil

Fizemos a gestão do conhecimento ao longo de todo o processo. Conforme as etapas se desenrolavam, já vínhamos estruturando o planejamento. Assim, conseguimos sistematizar tudo em um período curto. Além disso, garantimos um time muito coeso no PGG, que conseguiu se adaptar à transformação digital. São profissionais no Rio de Janeiro e em São Paulo, trabalhando juntos com sincronicidade, para um processo ágil e eficaz. Ao final, isso nos permitiu criar um guia de planejamento estratégico consolidado, documento balizador para a atualização e desdobramento das iniciativas estratégicas da instituição.

Gostou das dicas? Conte-nos se você já aplicou ou se vai passar a aplicar alguma dessas etapas em seu processo de planejamento estratégico de 2022.