• Compartilhar

CIEDS marca presença em Congresso de Educação na Espanha

Notícia
17 junho 2018
CIEDS marca presença em Congresso de Educação na Espanha

O CIEDS chegou na Espanha! No início deste mês, Roselene Souza, Gerente de Governança do CIEDS e Gerente do programa Melhoria da Educação, e Júnior Diniz, Coordenador do programa, participaram do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, que ocorreu em Lleida, Espanha. O tema da edição deste ano do Congresso foi “Política e Gestão da Educação Iberoamericana: Tendências e Desafios”.

Durante o Congresso, Roselene e Júnior participaram de painéis e mesas de discussão que abordavam temas como política e gestão da educação básica e pós-obrigatória, políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares, organização curricular e qualidade da educação, diversidade cultural e inclusão social, e muito mais.

“Foi um evento em que tivemos a oportunidade de refletir sobre essas temáticas em três perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha, de modo que fizemos um comparativo entre as políticas e as ações realizadas em cada um desses países”, conta Júnior.

Eles também apresentaram a experiência do programa de Tutoria em Manaus, que ofereceu formação continuada de 2015 a 2017 para profissionais da Secretaria de Educação, denominados tutores educacionais. Esses realizaram a formação dos professores das escolas públicas em estágio probatório. O resultado dessa experiência se encontra na forma de um artigo nos anais do Congresso e que está disponível no site do CIEDS.

O Programa de Tutoria ocorreu entre 2015 e 2017 como iniciativa da Fundação Itaú Social e execução do CIEDS. A formação continuada de professores hoje é foco do programa Melhoria da Educação, também iniciativa da Fundação Itaú Social, com execução do CIEDS.

A reflexão sobre o trabalho e o intercâmbio de culturas e saberes marcou o evento, que renderá bons frutos para os projetos da Área de Educação e Cidadania do CIEDS.

“A participação no Congresso foi um momento de aprendizado e oportunidade de articulação. Entendo que precisamos integrar cada vez mais esses espaços, pois é uma forma de nos apresentar mostrando o que fazemos e como fazemos”, destaca Roselene.