• Compartilhar

CIEDS é uma das 100 Melhores ONGs de 2021

Notícia
8 dezembro 2021
CIEDS é uma das 100 Melhores ONGs de 2021

O CIEDS está entre as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras do Prêmio Melhores ONGs de 2021. Este ano, o reconhecimento é ainda mais importante para todos nós, considerando as dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19. A premiação completa acontece nesta quinta-feira, dia 9/12, às 18h, no Youtube do Canal Futura.

A iniciativa reconhece, desde 2017, o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e funciona como um farol para orientar doações, alcançando grande visibilidade no setor, na medida em que se consolida como a principal referência em ONGs no país. Na lista completa, que já está disponível no site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

"Em função da pandemia, os problemas sociais aumentaram. O Brasil registrou mais fome, mais pobreza. Pensamos: como superar esse ano com um olhar para o futuro? 2021 foi um ano em que a gente construiu mais confiança no futuro, gerou mais impacto na ponta, se preparou melhor para o futuro também internamente, conseguiu atuar com as juventudes e diversificou as parcerias", avalia o diretor-presidente do CIEDS, Vandré Brilhante.

Em 2021, o prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações. “Para a gente, é um ano muito especial, não só porque tivemos o maior número de ONGs inscritas, mas também por uma sequência de anos com melhorias significativas no nível das inscrições. São organizações cada vez mais profissionais”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes ao prêmio desde a primeira edição.

“São duas alegrias: a consolidação do prêmio e o lançamento dos melhores por estado”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. Com esse crescimento, a expectativa para as próximas edições é poder ter metodologias cada vez mais apuradas e novas categorias específicas. “Um dia sonhamos que era possível promover o reconhecimento de pessoas e instituições dedicadas a fazer o bem. Hoje já estamos completando cinco anos e cada vez mais animados para os próximos”, completa Cássia Christe, diretora executiva do Instituto O Mundo Que Queremos.

 

Saiba mais sobre o prêmio

O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize, da Fundação Toyota do Brasil e do Canal Futura. A intenção, além de reconhecer a relevância dos trabalhos prestados, é incentivar boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes. É a terceira vez que o CIEDS está entre as 100 melhores. Estivemos em 2018, 2019 e, agora, em 2021.

 

Maior Torcida do Brasil

Outra novidade desta edição é que, pela primeira vez, a ONG que levar mais gente para torcer por ela também vai ser reconhecida. É a campanha “Maior Torcida do Brasil”, que convoca as 100 melhores a chamar os seus apoiadores para acompanhar a cerimônia de premiação, mostrando também que elas têm muita gente engajada com seus trabalhos.

 

Vamos lá representar o CIEDS?

Acompanhe a premiação completa. É nesta quinta-feira, dia 9/12, às 18h, no Youtube do Canal Futura. Te esperamos!