• Compartilhar

CIEDS é destaque na pesquisa Global Impact at Scale

Notícia
17 março 2023
CIEDS é destaque na pesquisa Global Impact at Scale

O CIEDS é destaque internacional como exemplo de geração de valor e impacto social na última edição da pesquisa Global Impact at Scale (Impacto Global em Escala, em tradução livre), elaborada pela Chief Executive for Corporate Purpose (CECP).

O estudo, que destaca tendências internacionais em estratégias de propósito corporativo, como o acompanhamento do progresso em fatores ambientais, sociais e de governança (ESG), compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e investimento social corporativo, trouxe o CIEDS como case de boas práticas com o projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas, parceria com a Neoenergia.

A iniciativa é uma parceria com a Iniciativa Privada que incide diretamente no fortalecimento de uma política pública: um exemplo de como a ação intersetorial pode conduzir práticas ESG efetivas que se comprometam com mudanças estruturais. O BIPE, como é chamado, tem como objetivo consolidar uma rede de difusão de ideias e práticas inovadoras em educação por meio da sistematização de práticas pedagógicas que trabalhem as dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, contribuindo para o desenvolvimento integral de estudantes das redes públicas de ensino.

Considerando que  formação continuada é um direito do profissional da educação pública, mas muitos são os desafios enfrentados pelas redes de educação com relação à oferta e qualidade, desde 2019, o projeto vem desenvolvendo e implementando metodologias e estratégias para a política de formação continuada de professores e gestores escolares, além da assessoria formativa a gestores municipais das pastas de educação e da publicização de práticas educativas inovadoras por meio de uma plataforma online.

Na plataforma, totalmente gratuita, a iniciativa oferece cursos gratuitos. O ambiente EAD é um espaço voltado a estudantes, gestores, profissionais de educação e interessados no tema, para compartilhar ideias inovadoras e melhores práticas em educação pelo Brasil.

Atualmente, o Balcão de Ideias e Práticas Educativas está concentrado em onze municípios de quatro estados, com a participação de mais de 2.000 professores e gestores  e mais de 52.000 alunos impactados.

Foto: Balcão de Ideias e Práticas Educativas em atividade em Francisco Morato, 2019.