• Compartilhar

CIEDS comprometido com as propostas do coletivo Brasil Aberto

Notícia
19 junho 2012
CIEDS comprometido com as propostas do coletivo Brasil Aberto

O CIEDS São Paulo participa das ações do coletivo Brasil Aberto, iniciativa que integra a Parceria para Governo Aberto (PGA). Mais de 60 países aderiram à PGA e se compromissaram a debater e criar alternativas para garantir maior acesso às informações públicas, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes e eficazes. Aqui no Brasil, um dos passos a permitir maior participação da sociedade civil foi a formação do coletivo Brasil Aberto, composto pelo CIEDS de São Paulo e mais outras 17 organizações brasileiras.

A articulação da PGA integra um Grupo de Trabalho (GT) junto da Corregedoria Geral da União (CGU) e da Secretaria Geral da Presidência da República (SGP).

O CIEDS São Paulo vem desenvolvendo projetos de mobilização comunitária e desenvolvimento local em bairros e comunidades de todo o País. A articulação feita nesses trabalhos fortalece e estimula a participação social dos atores envolvidos nas tomadas de decisão do governo visando melhorar a qualidade das políticas públicas e a garantia dos direitos fundamentais. Participar de articulações e redes em âmbito nacional que visam democratizar a gestão pública – como é o caso da Parceria para Governo Aberto (PGA) – é de extrema importância para que o trabalho do CIEDS alcance de um lado a ampliação dos espaços de engajamento social, e de outro, a qualificação desses espaços e o aprofundamento da discussão sobre cidadania e direitos, por meio dos projetos realizados.