• Compartilhar

CIEDS apresenta ‘Espaço de Acolhida’

Notícia
22 maio 2013
CIEDS apresenta ‘Espaço de Acolhida’

Em 2 de maio, o CIEDS apresentou para os representantes das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de seis municípios do interior paulista o ‘Espaço de Acolhida e Fortalecimento de Vínculos Familiares’, projeto realizado com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) do Governo do Estado de São Paulo e que faz parte do Programa Recomeço. O encontro teve a exposição do Coordenador do ‘Espaço’, Odilon Castro, que mostrou o fluxo de atendimento e os serviços disponibilizados pelo projeto às famílias de pessoas usuárias de drogas – informações importantes para as DRADS, pois elas supervisionam as comunidades terapêuticas conveniadas (lugares de tratamento para pessoas com dependência química).

O ‘Espaço’ oferece assistência exclusiva aos familiares, promovendo entre eles trocas de experiências sobre as situações que vivem cotidianamente, que vão além da questão do consumo das drogas. Possui uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos que fazem atendimento individual, em grupo e em visita domiciliar sob a ótica social e psicanalítica.

O CIEDS, além do ‘Espaço de Acolhida e Fortalecimento de Vínculos Familiares’, gerencia no estado do Rio de Janeiro, cinco abrigos direcionados a pessoas usuárias de crack, dentre elas crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Os abrigos contam com profissionais especializados e desenvolvem atividades que contribuem para reinserção social na escola e na família desse público infantojuvenil.