• Compartilhar

CIEDS apoia intercâmbio cultural entre países

Notícia
2 maio 2013
CIEDS apoia intercâmbio cultural entre países

O CIEDS, prestes a completar 15 anos, firmou uma parceria com a ONG portuguesa Conexão Lusófona, com o intuito de auxiliar a instituição na integração de pessoas de oito diferentes países dos continentes  europeu, africano e americano que têm o português como língua oficial, expandindo pelo Brasil um intercâmbio cultural entre estes povos, por meio da lusofonia*.

A 2ª edição do festival “Conexão Lusófona”, que será realizado no próximo sábado, dia 04 de maio, em Lisboa, conta com o apoio do CIEDS. O festival de música irá reunir artistas dos oito países (Angola, Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Saint Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Bissau), assinalando a abertura oficial da Semana Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na cidade.

De acordo com Fabíola de Gabriel Soares, presidente da Conexão Lusófona no Brasil, a parceria com o CIEDS é fundamental para auxiliar o trabalho da ONG.

“Ter uma organização dessa importância no Brasil como parceira vai sevir como uma cooperação técnica para o entendimento dos povos sobre o trabalho realizado pela Conexão Lusófona", concluiu Fabíola.

A Conexão Lusófona funciona há três anos em Portugal e ainda está em fase operacional no Brasil. Através de um movimento sócio cultural, a ONG busca ampliar o desenvolvimento e a projeção da comunidade de países de língua portuguesa e da própria lusofonia, inspirando também escritores e artistas portugueses a divulgar seus trabalhos por outros países.

Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa.