• Compartilhar

Cidade de Deus descobrindo Villa Lobos

Notícia
14 setembro 2012
Cidade de Deus descobrindo Villa Lobos

O Projeto Brasil de Tuhu – Concertos Interativos - através do Quarteto Radamés Gnatalli, visitou no último dia 12 de setembro, o CIEP Luiz Carlos Prestes, uma das 206 unidades escolares em que o projeto Bairro Educador atua. A apresentação contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas entre estudantes, professores e responsáveis. Os estudantes conheceram um pouco mais da história do Maestro Heitor Villa Lobos, o Tuhu, e tiveram contato com instrumentos musicais como clave, violino e violoncelo.

Durante a apresentação o quarteto interagia constantemente com os estudantes, convidando-os a participar da apresentação, seja acompanhando com canto, dança ou marcação de ritmo usando instrumentos simples de percussão.

Para Arthur Nascimento de Araújo, oito anos, participar de um evento de música clássica foi uma sensação única. “Eu não conhecia esse tipo de música. Foi muito bom tocar um instrumento diferente, cantar com os músicos. Vou procurar saber mais sobre esse tipo de música”, afirmou.

Conforme as apresentações aconteciam, os estudantes passavam a prestar mais atenção no espetáculo, o que chamou atenção de um dos integrantes da banda. “Foi surpreendente a apresentação nesta escola. Pela idade dos alunos, achamos que seria difícil ter silêncio, uma maior concentração deles, mas eles participaram ativamente de uma apresentação de música instrumental”, disse Hugo Pilger, violoncelista.

Ainda segundo Hugo, o mais importante em eventos como esses é sensibilizar os alunos com música clássica. “para nós, é muito legal saber que existe sensibilização nessas crianças. Que uma parte dos que estão aqui irá chegar em casa e procurar saber mais sobre música clássica, que despertamos essa curiosidade nos estudantes. Isso não tem preço”, finalizou. Ao fim do evento o coral da escola fez uma apresentação para o quarteto como forma de agradecimento.

O Quarteto é formado por Carla Rincón e Andréia Carizzi nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Hugo Pilger no violoncelo.