Balcão de Ideias dialoga sobre potências e desafios do ensino integral

22/10/2020

Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM Brasil, foi uma das convidadas

“É hora da gente recriar a escola”. A frase, originalmente escrita pela educadora Helena Singer, foi citada por Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM Brasil, como imprescindível para se pensar a educação integral neste momento. Pilar foi convidada da primeira live do projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas. A transmissão ao vivo on-line se aprofundou sobre o tema “Educação Integral e BNCC: Possibilidades cotidianas para a sala de aula”, na última sexta-feira, dia 16/10, no Facebook e Youtube do CIEDS.

“Para milhões de crianças brasileiras, e para bilhões de crianças no mundo, há uma interrupção das atividades escolares. As mais pobres, mais desassistidas, na base da pirâmide social desse país tão desigual, estão sendo imensamente prejudicadas. É necessário a gente estar junto, conversando, estudando, para entender todo esse movimento. É como a Helena Singer fala: ‘é hora da gente recriar a escola’. [...] É um desastre para a nossa humanidade, é um desastre civilizatório. Mas o que eu faço para garantir a conexão com as crianças, o vínculo? Só de ela receber um bilhete dizendo ‘estou pensando em você’, a sensação é de que se importam com ela”, conta Pilar.

E completa: “Educação integral não é só tempo integral. A gente pode mudar a escola, pensando no acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, que vai acontecer na escola como espaço de aprendizagem, de democracia e onde a gente vai praticar a não discriminação, o não preconceito e o respeito às diferenças. A gente não tá falando só de transmitir conhecimento. A gente não fala em educação só como instrução. A gente pensa a educação como espaço da formação de crianças e adolescentes, jovens e adultos”.

Pilar foi a principal convidada da noite, que teve mediação de Ana Muniz, Gerente de Educação do CIEDS. Também participaram da live Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, e Fábio Muller, Diretor Executivo do CIEDS. 

Durante a abertura, Fábio citou a educação como um meio para a transformação e justiça social, na visão do CIEDS: “A gente acredita que com políticas públicas integradas, em rede, que considerem o contexto local, é que efetivamente a gente vai poder construir sociedade mais justa e mais democrática. O Balcão de Ideias sintetiza nosso desejo e as estratégias nas quais a gente aposta nossas fichas na área de educação”.

A educação também é considerada relevante para o Instituto Neoenergia, parceiro do CIEDS no projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas. “Nós, do Instituto Neoenergia, temos a educação como um dos nossos pilares estratégicos e eixos de atuação. Estamos muito orgulhosos por concretizar essa live e abrir esse espaço, com a presença da Pilar e com a temática da Base Nacional Comum Curricular, agenda que ganha mais peso com os desafios da educação oriundos da pandemia. É por meio de diálogos que a gente incentiva as transformações que a gente quer ver na educação”, afirma Renata Chagas.

Pila reconhece que o momento é realmente de profundas transformações e que o diálogo é fundamental para encontrar caminhos. “Sou professora aposentada de história da rede municipal de Belo Horizonte. Fui professora de sala de aula da educação básica de ensino por mais de 20 anos, a maior parte desse tempo na rede pública. Às vezes fico pensando o que eu faria num momento desses? Tenho conversado muito, mas é algo muito inusitado. Nenhum de nós estava minimamente preparado para o que ia acontecer na escola como o que aconteceu a partir de março. 2020 é um ano estranho, mudou o ritmo, a forma de trabalhar. As coisas presenciais são muito humanas. E a educação é basicamente essa conexão entre pessoas. Quero dar um abraço grande nos professores, porque não passei pelo que vocês estão passando, mas consigo me colocar no lugar e entender o desafio imenso”, afirma a educadora.

Durante sua fala, Pilar citou as 10 competências que são um “fio condutor” da Base Nacional Comum Curricular: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; cultura digital; comunicação; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.

“O que é conhecimento? Como o conhecimento muda a minha vida? “Conhecer” não é uma palavra solta, vazia. Para que serve a escola? Para formar crianças e jovens que entendam o mundo e que se entendam no mundo, como diz Jaqueline Moll. Entender o mundo já é difícil. Entender o mundo em 2020 demanda muito conhecimento”, afirma Pilar, que, durante a live, explicou ponto a ponto de cada uma das competências.

Antes de seguir às perguntas dos espectadores, ela ainda completou: “As 10 competências são complexas. Mas é a prática da escola de educação integral que pode tornar a escola um espaço possível para o desenvolvimento dessas competências.” Até esta quinta, a transmissão no Youtube já somava 814 visualizações, além de outras 38 pelo Facebook.

Já conhece o Balcão de Ideias?

Por meio da formação de professores e gestores, o Balcão de Ideias e Práticas Educativas fomenta o desenvolvimento de ações coletivas e integradas e gera oportunidades para que possam cocriar e ampliar estratégias pedagógicas, visando o desenvolvimento integral dos estudantes. A partir desse processo, consolida-se uma rede de difusão de soluções e práticas inovadoras em educação através da sistematização de práticas pedagógicas que trabalhem as 10 Competências da Base Nacional Comum Curricular.

Acesse: cieds.org.br/balcaodeideias

 

Texto por: Bruna Santamarina

Últimas notícias

  • Encontros Territoriais incentivam a aplicação do Mapa de Identidades

    Federação Pestalozzi do Mato Grosso enxerga novas possibilidades

    Leia Mais
  • Inovação marca cogestão do CIEDS em equipamentos públicos

    Gibiteca promove conexão entre jovens de Unidades de Reinserção Social

    Leia Mais
  • Rede de Educação Integral de São Luís beneficia mais de 6 mil famílias

    Doação de livros contribui para o reforço escolar de crianças

    Leia Mais