• Compartilhar

Bairro Educador promove caminhada de conscientização ambiental

Notícia
8 outubro 2012
Bairro Educador promove caminhada de conscientização ambiental

 No último dia 4 de outubro, 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade, integrante do Bairro Educador de Vigário Geral, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, participaram da atividade educativa “Um Rio ou um valão?”, na qual os estudantes percorreram o bairro com o mapa da comunidade em mãos, para acompanhar o caminho que o Rio Cambuí faz pela comunidade.

Essa atividade foi fruto de uma questão levantada na aula de geografia da professora Maria Helena Rodrigues, que ao trabalhar hidrografia, ouviu dos alunos que perto de suas casas não havia rio, apenas um sujo valão.

“Quando surgiu esse questionamento por parte dos alunos percebi que era necessário trabalhar com a turma as diferenças entre Rios e Valão. E consequentemente tivemos a ideia de fazer essa caminhada pela comunidade, para observar as diferenças na prática”, afirmou Maria Helena.

Durante a caminhada os alunos observaram a vegetação local, os resíduos biodegradáveis encontrados às margens do rio, o reino animal, entre outros temas trabalhados na sala de aula. Todos ainda receberam um questionário no qual deviam preencher o que encontravam às margens do rio, quais animais viam pelo caminho, o tipo da água, de vegetação.

Para Jackson Alex dos Santos, 13 anos, participar da caminhada foi muito importante. “Eu achei a atividade interessante. Aqui já foi um rio e virou um valão devido à comunidade que não cuidou e poluiu tudo.  Todos nós aprendemos como é importante cuidar da natureza, preservar o meio ambiente, não poluir. Quando chegar em casa vou comentar o que aprendi hoje”, afirmou.

A diretora Elaine Mendonça, que há 30 anos trabalha na escola, ficou satisfeita com a atividade, pois, segundo ela, os alunos demonstraram interesse pela atividade, o que facilitou a aula dada ao ar livre. “Acredito que os alunos aprenderam bastante, devido ao interesse deles, durante os meses que antecederam à caminhada. Eles sempre passavam lendo sobre rios, criaram uma expectativa sobre o que iriam ver no bairro. Acredito que eles passarão a cuidar e preservar mais devido aos esclarecimentos obtidos neste tarde”, finalizou.

A caminhada foi acompanhada pela equipe da escola, além das equipes do Bairro Educador (gestores de projetos Adilson Pires, Andrea Tubbs, Aline Alves, Paulo Safadi e Thiago Maia), do Programa Morar Carioca (Camila Oliveira, Edna Anaíses e Regina Constância) e contou com o apoio da Associação de Moradores da comunidade Furquim Mendes.

Esta forma de apropriação do bairro e da cidade amplia o sentimento de pertencimento dos alunos pela comunidade, fazendo com que eles passem a cuidar e valorizar estes espaços.