• Compartilhar

Bairro Educador participa de circuito oficial da Rio+20 em Copacabana

Notícia
18 junho 2012
Bairro Educador participa de circuito oficial da Rio+20 em Copacabana

O Rio de Janeiro respira Rio+20. Gente do mundo inteiro enfrentou mais de 2 horas de fila para visitar e participar do evento Humanidade 2012, no Forte de Copacabana; no Aterro do Flamengo, a Cúpula dos Povos recebeu milhares de pessoas interessadas em discutir nosso futuro. Pier Mauá, Parque dos Atletas, Arena da Barra e Praia de Copacabana também recebem eventos dos mais diversos, todos engajados em ações para um mundo mais sustentável e igualitário.

O Bairro Educador, Projeto integrado ao Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal da Educação, desenvolvido pelo CIEDS, luta por um futuro melhor para as crianças de hoje e teve sua tecnologia social de ‘Trilha Educativa: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais’ apresentada nas atividades oficiais da Rio+20.

A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos aprovou alguns projetos atuantes nos territórios pacificados do Rio de Janeiro para a apresentação de suas ações na Unidade Móvel da Rio+20 e a ação do Bairro Educador nas escolas do Borel foi uma das selecionadas.

Ontem, dia 17 de junho, a equipe do CIEDS e do Bairro Educador, membros da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e representantes da Escola Municipal Brito Broca convidavam quem passava pela orla de Copacabana para entrarem na Unidade Móvel da Conferência, conhecerem a Trilha Educativa e entenderem o que o Projeto vem fazendo para o futuro de nossas gerações.

A ‘Trilha Educativa Sociedade e Ciências Sociais e Naturais’ atua desde 2001 nas Escolas Municipais Borel e Jornalista Brito Broca e no CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, três unidades escolares atendidas pelo Bairro Educador no Borel, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro. O trabalho é desenvolvido em praças, parques, bibliotecas, cooperativas e outros espaços que funcionam como extensão da sala de aula e tem o objetivo de integrar as questões socioambientais à educação formal e promover a conscientização da escola e da comunidade para as questões do meio ambiente.

No decorrer da Trilha Educativa os estudantes participam de ações como reflorestamento, mutirão de limpeza comunitária e construção de horta suspensa. A ideia é criar a conscientização dos jovens e seus familiares, construindo um futuro diferente para as próximas gerações.

O CIEDS e o Bairro Educador enxergam o convite como o reconhecimento do potencial do trabalho desenvolvido pelo projeto e entendem a importância da apresentação de suas ações em um evento paralelo à Rio+20, em que todas as atenções estão voltadas para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.