• Compartilhar

Atividade do Programa ECOA - Núcleo de Sustentabilidade de Serra do Facão une cinema e educação ambiental

Notícia
28 junho 2012
Atividade do Programa ECOA - Núcleo de Sustentabilidade de Serra do Facão une cinema e educação ambiental

Em 23 de junho, a Câmara Municipal de Davinópolis (GO) trocou o debate e as decisões políticas para dar espaço à sétima arte. Lá, 66 crianças e 4 adultos assistiram, pela primeira vez, a um filme em tela grande: a animação Rio, do diretor brasileiro Carlos Saldanha. Essa novidade foi uma proposta do Núcleo de Sustentabilidade de Serra do Facão, do Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o CIEDS. O objetivo era trabalhar a consciência a favor do meio ambiente, respeitando os animais e seus habitats e o filme Rio, escolhido por abordar temas como captura e tráfico de aves, favoreceu a sensibilização do público de maneira descontraída e diferente.

A equipe do Programa ECOA e os agentes ambientais de Davinópolis deixaram a sala da Câmara Municipal com cara de cinema ao distribuírem pipocas e refrigerantes. Todos aprovaram a atividade, especialmente porque ofereceu um momento de lazer e entretenimento a uma comunidade que carece dessas opções.

Da parte dos organizadores, a ação foi muito positiva ao abrir um canal de comunicação a fim de divulgar o Programa na cidade. Além de sensibilizar o público para o cuidado com a fauna, ainda gerou atitudes imediatas de algumas crianças que ajudaram na coleta do lixo após o final do filme.
A realização do cinema na comunidade contou com os apoios locais da Câmara Municipal de Davinópolis, da Secretaria Municipal de Saúde, do Colégio Estadual João Bernardes de Assunção e da Escola Municipal Antonio Balbino Ferreira.