• Compartilhar

Aprendiz Cultural: Edital aberto para jovens no RJ

Notícia
2 fevereiro 2022
Aprendiz Cultural: Edital aberto para jovens no RJ

Estão abertas, de 01 a 20 de fevereiro, as inscrições para o Projeto Aprendiz Cultural, iniciativa da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro com execução do CIEDS. Com o intuito de preparar jovens para o mercado cultural da cidade e atenuar as dificuldades no acesso ao trabalho e à renda por meio da cultura, o projeto oferecerá formação teórica e prática a 100 jovens moradores do Rio, tanto com aulas online, quanto com vivências nos próprios equipamentos, espaços e unidades culturais da cidade. 


A previsão da duração da participação do jovem no projeto é de 10 (dez) meses, com o percurso formativo dividido em dois ciclos: teórico e prático. Para participação, o candidato deve ser jovem de 18 a 24 anos; não possuir emprego formal ativo; ter ensino fundamental concluído; ser residente na cidade do Rio de Janeiro há pelo menos 03 anos e possuir disponibilidade para cumprir o processo formativo presencial e virtual pelo período de 10 meses. 

O Aprendiz Cultural é constituído por um percurso formativo que busca ampliar competências do conhecer, do compartilhar e da articulação do campo cultural com foco na ampliação das capacidades para geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Os jovens selecionados participarão de atividades como rodas de conversa, vivências, laboratórios, espaços de apreciação artística, grupos temáticos, entre outras modalidades. 

A bolsa auxílio oferecida aos jovens participantes será  no valor de R$800,  além de auxílio transporte no valor mensal de R$ 178,20. A inserção do jovem no Projeto não caracteriza vínculo empregatício  e para a continuidade no Projeto, o jovem deve participar ativamente, tendo o mínimo de 75% de frequência em cada um dos trimestres

Se você é jovem ou conhece um jovem que possa se interessar, venham conosco! Inscreva-se no Edital. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 20/02/2022, exclusivamente no link.

Para mais informações e todos os detalhes: acesso o Edital.

Texto por: Marina Rotenberg