• Compartilhar

Apoio escolar é destaque em seminário sobre educação

Notícia
30 novembro 2012
Apoio escolar é destaque em seminário sobre educação

O projeto PAIS (Programa de Apoio à Iniciativa Socioeducativa), promoveu dia 22 de novembro, um seminário para debater as atuais conquistas e desafios da educação na área de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Buscando incentivar novos empreendedores, apoiando atividades educativas. Fortalecendo novas iniciativas, capacitando e orientando coordenadores para que tornem suas iniciativas sustentáveis, o projeto é financiado e apoiado pela empresa Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, que investe na promoção do desenvolvimento local de Santa Cruz por meio de apoio a projetos de educação e de qualificação profissional para o mercado. A empresa acredita que apoiando projetos educativos formarão futuros profissionais para atuarem em sua própria empresa, dando assim, oportunidades para moradores da área.

O seminário expôs seis iniciativas sobre ‘’aula de reforço’’, que ajudam no processo de aprendizagem e de formação de crianças e adolescentes, que também tem o intuito de diminuir a evasão nas unidades escolares. O projeto PAIS busca assessorar tecnicamente essas iniciativas socioeducativas, apoiando diretamente as ações conforme suas necessidades.

As convidadas contaram sobre seus projetos educativos e como conseguiram superar as adversidades. A maioria não tinha estrutura adequada para receber as crianças e adolescentes para as aulas de reforço diário. Sem organização e apoio não conseguiam atingir seus objetivos e um número satisfatório de estudantes, mas com a chegada do projeto PAIS sistematizaram, organizaram e ampliaram suas estruturas, conseguindo assim, aumentar o número de alunos e oferecer uma ajuda mais qualificada.

O projeto PAIS, conta ainda, com a ação da MAE –Mulheres Amigas da Educação-, 24 mulheres voluntárias, que trabalham para aproximar a família da vida escolar das crianças e adolescentes no bairro de Santa Cruz. As voluntárias fazem contatos com os responsáveis dos alunos, participam de capacitações e discutem atividades que podem se realizadas nas unidades educativas. Uma das voluntárias falou sobre sua trajetória no projeto e como ajudou na sua vida.

“O PAIS é muito importante para mim. Os que os responsáveis não podem fazer dentro de casa nós auxiliamos na escola, como por exemplo, trabalhos de casa. Eu tenho 6 filhos, um dos meus filhos tinha muita dificuldade para aprender, mas depois que ele começou a participar melhorou muito o rendimento dele na escola. E me ajudou muito também, pois eu vejo que a educação pode melhorar mais do que já melhorou, na minha época, eu aprendia na escola, e por falta de prática e reforço, eu tinha dificuldade para aprender e não gostaria que meus filhos passassem por isso, e graças ao PAIS, eles não estão passando”, disse Raquel Lima.

Após os relatos, aconteceu um debate sobre a importância da família na escola. Neide Santiado, coordenadora do Jardim Escola Criança Feliz, elogiou o seminário e o projeto:

“O seminário foi ótimo, aprendi e troquei muitas informações, sempre que acontecer, quero participar. Mostrou que ainda existem pessoas, assim como eu, que se preocupam com a educação. O projeto PAIS me ajudou em tudo; no início eu recebia as crianças em apenas uma sala, com a chegada do projeto, me deram infraestrutura, consegui desenvolver meu trabalho melhor e a quantidade de alunos aumentou muito, já vou precisar ampliar meu espaço’’.