• Compartilhar

Alunos do Curso de Agentes Comunitários de Tubarão participam de aula prática no Parque Ambiental da Alcoa

Notícia
17 maio 2012
Alunos do Curso de Agentes Comunitários de Tubarão participam de aula prática no Parque Ambiental da Alcoa

O Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental - resultado da parceria do Cieds com a Alcoa, uma das empresas líderes mundiais na produção de alumínio, colabora e encoraja comunidades de 18 municípios brasileiros para a construção de sociedades mais sustentáveis, promovendo oficinas e cursos, capacitações e atividades lúdicas culturais sobre a temática ambiental.

O curso de Agentes Comunitários Ambientais de Tubarão, SC, levou, dia 07 de maio, os alunos para uma visita ao Parque Ambiental da Alcoa. Estavam presentes também representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente e da Defesa Civil e a represente da Alcoa Tubarão, Leandra Sandrine.

O objetivo principal do curso é a formação de articuladores socioambientais e o desenvolvimento de ações locais em redes colaborativas e comunicação comunitária. Em cada módulo é trabalhado um assunto sobre a temática ambiental. No 10º módulo, cujo tema abordado foi ‘Biodiversidade’, pensou-se uma atividade prática para complementar a teoria da sala de aula.

Os vinte e três participantes da turma visitaram o Parque Ambiental da Alcoa, uma área de preservação vizinha à unidade da Empresa que possui 12 hectares, sendo 85% de mata nativa, e que conta com 176 diferentes espécies de famílias botânicas. O local é rico e se mostrou ideal para a vivência e o estudo da biodiversidade local.