• Compartilhar

Abertas as inscrições para o Curso de Agentes Ambientais do ECOA Utinga

Notícia
18 abril 2012
Abertas as inscrições para o Curso de Agentes Ambientais do ECOA Utinga

Com a inauguração do Núcleo de Sustentabilidade Utinga do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, em Santo André (SP), estão abertas as inscrições para o Curso gratuito de Agentes Ambientais.

O objetivo do curso é a formação de grupos de articuladores socioambientais visando o desenvolvimento de ações locais em redes colaborativas e a comunicação comunitária. A proposta é que o Curso tenha interface com as atividades educativo-ambientais que acontecem ao longo do Programa e, mais ainda, com a realidade local e seus diferentes atores sociais que, uma vez mobilizados pela equipe local e agentes, se identifiquem com o Programa e possam ser multiplicadores dessa iniciativa que visa gerar benefícios para todas as pessoas e instituições envolvidas no processo.

O início do curso está previsto para o mês de Junho deste ano e será desenvolvido com conteúdos de base conceitual, abordando temas como desenvolvimento local e comunicação comunitária, além de atividades práticas correspondentes aos módulos trabalhados. Ao final do curso, todos os participantes receberão o Certificado de Conclusão.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados na temática ambiental: comunidade em geral, agentes locais, estudantes focados na mobilização comunitária, instituições privadas etc.

A carga horária prevista é de 48 horas, sendo 36 horas teóricas (3h/aula) e 12 horas práticas. Os horários propostos para a realização dos módulos são: das 09h às 12h (manhã), das 14h às 17h (tarde) e das 19h às 22h (noite), e no ato da inscrição deve(m) ser indicado(s) qual(is) turno(s) de preferência.

Para fazer a inscrição, faça o download da ficha de inscrição aqui, preencha todos os campos e envie para ecoa.utinga@cieds.org.br.

 

Confira a grade do curso:

Módulos

Percepção e Escolas de Pensamento

Percepção e Educação do Olhar

Educação Comunitária

Educação Ambiental

Educação Comunitária Ambiental

Eixos: Água, Energia e Saneamento

Resíduo Sólidos

Biodiversidade

Cartografia da articulação e mobilização comunitária

Educação Ambiental e prática na sua comunidade

Mutirão

Encerramento: (certificado, exposição dos produtos do Curso e Promoção das oficinas Plano de Ação)