• Compartilhar

Vitória vale ouro

Notícia
12 maio 2016
Vitória vale ouro

Você vale ouro, todo meu tesouro, tão formosa da cabeça aos pés. A música de Jorge Aragão reflete a história de Vitoria de Deus Leite, uma menina de 11 anos que distribui charme e esperança por onde passa. 

Filha da Dona Sirlene, Vitória é cadeirante, mas isso não a impediu de se tornar uma ótima dançarina de samba. Isso mesmo, samba!

Vitória foi apresentada para a dança no Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD) de Irajá e não sossegou até que sua mãe a levasse para ter mais aulas em uma escola especializada.

Charmosa, tão dengosa, Vitória conquistou até Carlinhos de Jesus quando realizou o sonho de dançar com um dos maiores coreógrafos de samba. 

Além da alegria, a menina diz que a dança proporciona mais força nos braços e mais agilidade, consequentemente, auxilia na em sua locomoção. 

No CMRPD, cuja gestão é realizada de forma integrada entre o CIEDS, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), ela faz fisioterapia, aula de informática, joga bocha e vôlei.

“O CMRPD me deu esperanças de que posso conseguir fazer mais coisas do que eu sou capaz hoje.” E quando o assunto é futuro, Vitória é tesouro, vale ouro: “Quero ser fisioterapeuta para ajudar como me ajudam lá!”