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Visita a SEREDE e ao SENAI – mais oportunidades de aprendizagem

Notícia
7 setembro 2010
Visita a SEREDE e ao SENAI – mais oportunidades de aprendizagem

Os alunos foram conhecer as instalações e o funcionamento da empresa, e também os locais onde poderão vir a exercer a função de operador de telemarketing. Na SEREDE, a Secretária Executiva Melissa Futigami e os colaboradores do setor de atendimento Pablo Vinicius, coordenador, Wilson e Jorge, receberam os alunos.   Os participantes tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas sobre a função para a qual estão sendo capacitados, sobre o programa, as normas e diretrizes da empresa. A boa notícia é que a SEREDE está se adaptando às normas de acessibilidade para melhor receber e colocar colaboradores com necessidades especiais.   

A turma também visitou a Unidade Mariz e Barros, do SENAI, na Tijuca.  A visita é parte do processo de formação do Módulo Específico, e os alunos conheceram as instalações do atendimento de telemarketing do SENAI.  Aqui, puderam conhecer um outro modelo de atendimento em telemarketing, suas técnicas e o programa utilizado.  Na SEREDE o modelo de atendimento era o Receptivo, Ativo e Interno, contrapondo ao modelo utilizado pelo atendimento SENAI que é receptivo, ativo e externo.

Rosi Menezes, Coordenadora do Projeto no CIEDS, considera fundamental essa aproximação dos capacitandos com a empresa: “É importante que eles tenham a dimensão real da função que poderão desempenhar, e é também muito produtivo que possam vivenciar um pouco a realidade da empresa, esse ambiente de trabalho. E a SEREDE abriu as portas para essa experiência".

Plano de Desenvolvimento IndividualO curso do Projeto de Formação para Pessoas com Deficiência tem a duração de 100 horas e é realizado nas instalações do SENAI, em Vicente de Carvalho. Os participantes poderão ser contratados pela SEREDE, mesmo durante o período de capacitação.

O Projeto está na sua quinta edição. Já foi desenvolvido com outras empresas, e tem o grande diferencial de formatar um Plano de Desenvolvimento Individual com cada aluno.  O PDI é construído com o aluno e tem como base a  metodologia de Orientação Socioeconômica. Esse trabalho fornece ao aluno  um conhecimento e uma perspectiva de carreira que poderá ser utilizada independente da contratação ou não ao final do curso. O PDI é uma bússola para a pessoa gerir sua carreira, identificando seus pontos fracos e pontos fortes para a empregabilidade. Com o PDI definido, o aluno fará os investimentos necessários para aumentar seu potencial de ingresso e permanência no mercado de trabalho.