• Compartilhar

Trabalho, Inclusão e Respeito - Uma nova forma de cumprir a legislação

Notícia
10 dezembro 2003
Trabalho, Inclusão e Respeito - Uma nova forma de cumprir a legislação

O Projeto de Formação Integrada para Pessoas com Deficiência, iniciativa do Fundo FIRJAN/IAF em parceria com o CIEDS, já formou três outras turmas de pessoas com deficiência, e tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de competências profissionais para incorporação e manutenção de seus beneficiários no mercado de trabalho. O Projeto confere Título Ocupacional reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O CIEDS, a FIRJAN/IAF e a UNIMED RIO promoveram, na quarta-feira, dia 28 de setembro, a cerimônia de formatura da quarta edição do Projeto. A UNIMED-RIO adequou a metodologia a uma ação mais ampla de responsabilidade social desenvolvida pela empresa e já contratou os 19 beneficiários que concluíram o curso.

A cerimônia de formatura contou com a presença do Diretor Presidente do CIEDS, Vandré Brilhante, do Chefe de Educação Profissional do SENAI Jacarepaguá, local de realização do curso de formação, Maurício Bastos, Flávia Siqueira, da Assessoria de Responsabilidade Social Corporativa, da FIRJAN, e de Claudia Montese, Gerente de Recursos Humanos da UNIMED. Claudia avaliou que o curso alcançou os objetivos propostos e já faz planos para o futuro: “Estamos muito satisfeitos com o sucesso dessa parceria. Nós da UNIMED, junto com o CIEDS e o SENAI, alcançamos os objetivos previstos, e já estamos pensando em sua continuidade,abrindo uma nova turma para fevereiro.” Paulo Victor estava orgulhoso dos resultados do projeto e afirmou estar seguro para desempenhar suas funções dentro da empresa. “A Unimed nos trata agora não como pessoas com deficiência, mas sim como profissionais especiais”, afirmou Paulo. Maurício Bastos lembrou que a grande preocupação dentro dos projetos sociais de formação é justamente com a possibilidade de aproveitamento dos beneficiários pelo mercado de trabalho. No caso do Projeto de Formação Integrada da Pessoa com Deficiência realizado numa nova versão, em que os alunos são contratados como trainees deste o início do curso, a experiência é muito mais gratificante. Maurício fez questão de reconhecer os méritos do Projeto: “Estão de parabéns todos os atores desse projeto - professores, alunos, o CIEDS, a UNIMED o SENAI e a FIRJAN/IAF, e principalmente o SENAI Jacarepaguá, que apesar de ser uma escola nova já começa alcançando esses resultados.”