• Compartilhar

Trabalhadores qualificados no mercado do Rio

Notícia
10 dezembro 2003
Trabalhadores qualificados no mercado do Rio

A festa de formatura aconteceu no Centro Cultural de Ação da Cidadania, no centro do Rio, e contou com a presença do Sub-secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Carlos Eduardo Petra Lopes de Carvalho), Ana Claudia Siqueira Mendes Nunes, Coordenadora do PlanTeQ pela SMTE, e Vandré Brilhante, Diretor Presidente do CIEDS.

Vandré Brilhante, que compôs a mesa, lembrou a todos que apesar da cerimônia de formatura, que o processo de qualificação e formação de cada um não terminou: “A formação e qualificação é um processo permanente, e todos nós temos que estar atentos a ele, atentos a todas as oportunidades. E o próximo passo, o mais importante talvez, é a inserção no mercado de trabalho”. Frisou ainda a importância da parceria séria e colaborativa com o Município do Rio de Janeiro através da Secretaria de Trabalho que possibilitou uma execução exitosa e de qualidade. O Planteq integra o Plano Nacional de Qualificação, do Governo Federal, e além da qualificação profissional, trabalha com a perspectiva da inclusão social e dá ênfase à inserção no mercado de trabalho. O Projeto promove cursos de capacitação voltados para a população mais vulnerável do Município e promove atividades de fortalecimento da cidadania e que contribuam para a permanência no mercado de trabalho.

O CIEDS formou trabalhadores em quatro Setores Profissionalizantes: Assistência – com o curso de Cuidador de Idosos; Comércio – com os cursos de Assistente Administrativo, Balconista, Estoquista, Estoquista, Operador de Caixa, Recepcionista; Hospitalidade – Camareira, Copeiro, Cumim, Garçom, Barman; Turismo – Agente de Turismo, Mensageiro de hotel, Porteiro de hotel, Recepcionista de hotel. Participação e compromisso O Projeto é desenvolvido por meio de oficinas participativas e a metodologia adotada possibilita a construção coletiva do conhecimento, tornando os alunos agentes ativos do processo.

A formação teórica esta dividida em um básico que tem como objetivo discutir temas como direitos humanos, cidadania, dar noções de português e raciocínio e módulos específicos com os conteúdos necessários à qualificação profissional. Após a formação teórica todos os alunos farão uma vivência prática nas áreas que escolheram. O Projeto tem o diferencial de se comprometer em ajudar o aluno formado a encontrar um posto de trabalho, fazendo uma ponte com parceiros que possam facilitar o acesso a mercado.