Fernanda Colmenero Gerente de Expansão
  • Compartilhar

Tendências de investimento do setor social no 2º semestre

Artigo
18 julho 2023
Tendências de investimento do setor social no 2º semestre

Se você faz parte da equipe de gestão social de uma empresa ou fundação, talvez já tenha se perguntado quais caminhos seguir na hora de distribuir seus recursos previstos para a área. Atualmente, lidamos com uma miríade de problemas sociais múltiplos, essencialmente complexos e que parecem só crescer. Então, em quais projetos sua empresa deve investir para maximizar o impacto positivo de sua atuação de forma estratégica?

Antes de tudo, é importante avaliar as necessidades da comunidade em que sua empresa está inserida, seja num contexto local ou nacional, bem como os objetivos específicos que ela pretende alcançar com a atuação no setor social, aliados à missão e aos valores da marca. É indispensável, neste processo, avaliar quais são as questões mais urgentes.

Para apoiar nesse ponto, a Gerência de Impactos e Redes do CIEDS listou três tendências macro, com as principais temáticas que estão em alta no segundo semestre de 2023 entre o terceiro setor e que precisam da atenção urgente da sociedade civil, das empresas e do poder público, para a construção de soluções imediatas.

Combate à fome 

Nos últimos anos, uma causa bastante relevante tem sido o combate à fome. Em 2022, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) divulgou uma pesquisa sobre fome e insegurança alimentar que mostra que o Brasil voltou ao mapa da fome e que 33 milhões de brasileiros não têm o que comer.

Segundo o estudo, mais da metade da população brasileira (58%) convive com a insegurança alimentar em algum nível. O estudo foi amplamente veiculado na imprensa, o que deve colocar o tema ainda mais em evidência este ano.

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas também devem se sobressair neste ano. Com a volta da participação do Brasil como protagonista da última COP 27 (27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas) e com o crescimento do desmatamento da Amazônia nos últimos anos, há uma expectativa de que o Brasil volte a liderar o debate sobre o tema.

Além disso, países como a Alemanha e a Noruega retomaram investimentos no Fundo Amazônia, cuja finalidade é captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.  

Educação pública de qualidade e recuperação da aprendizagem

Pesquisas recentes mostram efeitos devastadores que a pandemia provocou na alfabetização de inúmeras crianças no país. Como o tema da educação é central na filantropia, principalmente na filantropia empresarial, e como o país não avança sem uma educação digna, a educação pública de qualidade e a recuperação de aprendizagem deve ter mais destaque neste ano.

--

Problemas sociais são, essencialmente, complexos. Por isso, a atuação do CIEDS se dá de forma intersetorial e múltipla, nestas e em outras temáticas relevantes para a construção de soluções sustentáveis, que gerem mais prosperidade. Nossos projetos incidem em áreas como educação, saúde, inclusão e bem-estar, emprego e renda, engajamento cívico, meio ambiente, entre outras, com foco em beneficiários de todas as idades e regiões brasileiras.

A criação de parcerias estratégicas com organizações da sociedade civil já consolidadas e com estruturas e tecnologias sociais próprias, como é o caso do CIEDS, é um bom caminho para empresas que desejam investir no setor social de forma eficaz. Isso permite à empresa que seus funcionários se engajem de maneira mais significativa e que ela aumente seu impacto social, compartilhando recursos e conhecimentos e agregando valor à sociedade. 

Nós podemos te apoiar no enfrentamento de desafios sociais complexos de maneira eficaz e sustentável. Quer construir uma solução social conosco? Entre em contato pelo e-mail parcerias@cieds.org.br.