• Compartilhar

Sinergias em foco

Notícia
9 outubro 2014
Sinergias em foco

No último sábado, 04 de outubro, aconteceu a Rodada de Negócios do Shell Iniciativa Jovem com a participação de gestores do projeto, diretoria do CIEDS, empreendedores da Rede de Empreendimentos Sustentáveis Iniciativa Jovem e participantes da turma de 2014.

Com o principal objetivo de identificar sinergias e oportunidades de negócios entre os empreendedores do projeto que ainda não tinham sido detectadas, foi estruturada uma metodologia própria, que contou com o auxílio de mediadores.

“O nosso objetivo dentro do projeto é criar oportunidades de fortalecimento destes empreendedores. Então, na Rodada de Negócios há muita troca de experiências e ideias, gerando oportunidades de criação de laços e redes colaborativas. Aqui entram os mediadores, estimulando estas conexões.”, aponta Leo Filardi, gestor do projeto.

Para Victor Piranda, do Clube Orgânico, participar da Rodada foi muito válido. “Recebi algumas dicas de problemas que posso vir a ter. Outra parte muito importante foi identificar negócios em sinergia. Já conversei com pelo menos duas empresas que podem alavancar minhas vendas e vice versa.” 

A importância de identificar parcerias também foi lembrada por Lorram Félix, da Asher: “Estamos num nível de maturidade que já podemos falar sobre network, então o evento veio no momento certo. Eu já conhecia os negócios dos outros participantes, mas ainda não tinha tido aquele estalo de que estes outros negócios tem a ver com o meu. Com certeza no futuro vou fechar parcerias”. 

Henrique Drummond, da Insolar, classificou a Rodada como um primeiro passo: “Até o presente momento ficamos focados em desenvolver os nossos próprios negócios. A partir do encontro conseguimos além de trocar ideias, identificar as parcerias e trocar cartões. Foi muito produtivo participar desta Rodada de Negócios”.

Em contrapartida, o participante do Iniciativa Jovem do ano de 2002 e mediador desta Rodada, Ricardo Veríssimo, lembrou a importância de voltar a ter contato com quem está começando: “Os participantes ganham com a experiência de quem já está há um tempo no mercado. Por outro lado, resgatamos a energia do início. Quando nossa ideia vira de fato um negócio acabamos entrando em uma zona de conforto e esquecemos o pique que tínhamos no início. Hoje pude resgatar a energia do início.”

A Rodada de Negócios foi uma demanda da turma de 2013 e devido ao grande sucesso foi incorporada como uma atividade regular do programa Iniciativa Jovem.