• Compartilhar

Seminário mostra futebol como ferramenta de educação

Notícia
24 março 2014
Seminário mostra futebol como ferramenta de educação

Pensando no futebol fora do campo e às vésperas da maior competição internacional da modalidade, o CIEDS, institução executora do projeto socioesportivo Craque do Amanhã, realiza no próximo dia 27 de março pela primeira vez em São Gonçalo (RJ), município onde o projeto atua, o seminário “Futebol como ferramenta de desenvolvimento educacional”, quando serão debatidos os desafios de integrar esporte e educação.

Aberto a todos os interessados, o seminário contará com a participação de especialistas de instituições responsáveis por iniciativas voltadas para área de esporte e educação como Fundação Itaú Social, CIEDS, Streetfootballword e UNICEF(Fundo das Nações Unidas para a Infância), que irão compartilhar suas experiências e discutir as novas dimensões do esporte.

Os profissionais mostrarão como as escolas podem utilizar o futebol como ferramenta de aprimoramento das políticas públicas, criando metodologias  de intervenção social, que contribuam na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos direitos humanos e inclusão social.

De acordo com Sergio Pereira, gerente do projeto Craque do Amanhã, poucas pessoas conhecem o futebol como um instrumento que carrega um grande potencial educativo, indo além do entretenimento.

“O objetivo da realização deste seminário é estimular novos espaços de conhecimento utilizando diversas ferramentas, nas quais o futebol pode ser muito eficiente. Publicizar e dar visibilidade a essa prática esportiva é abrir um novo universo para os educadores”, concluiu Sergio.

A Prefeitura de São Gonçalo aproveitará o evento para aderir ao movimento “Vamos Jogar”, promovido pelo UNICEF em toda América Latina e Caribe. Lançada no final de 2012, a iniciativa busca mobilizar gestores públicos, atletas, organizações sociais, empresas, além das próprias crianças e adolescentes para ampliar a garantia do direito à brincadeira e ao esporte seguro e inclusivo a todas crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis.

Para se inscerver no seminário, que será realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em São Gonçalo, acesse o link: http://goo.gl/7hDj73.