• Compartilhar

Residência em TICs: confira os selecionados do segundo edital do programa

Notícia
13 novembro 2023
Residência em TICs: confira os selecionados do segundo edital do programa

O Programa de Residência em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) torna público o resultado do segundo edital de seleção. A partir do próximo dia 20 de novembro, terá início a segunda turma deste programa inovador, fruto da parceria entre o CIEDS e a Brisa, com a coordenação do PPI pela Softex. O financiamento é fornecido pela Lei Federal de Acesso à Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

O projeto visa capacitar estudantes de cursos relacionados à tecnologia, tanto graduados quanto graduandos em áreas tecnológicas e ensino técnico, para se tornarem desenvolvedores de sistemas utilizando as tecnologias mais recentes em informática e comunicação.

O segundo edital atraiu 427 inscrições, sendo que 250 candidatos foram selecionados para a fase de nivelamento. Esses participantes realizarão cursos de desenvolvimento e pensamento computacional. Os 40 alunos com melhor desempenho embarcarão em uma experiência de seis meses em programação, enfrentando desafios reais para empresas, utilizando duas linguagens tecnológicas específicas.

Durante essa fase, os selecionados recebem uma bolsa mensal de R$ 1.200,00 e um notebook. Ao final, espera-se que esses profissionais se integrem ao mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI).

O segundo edital incorpora inovações notáveis, como a inclusão de cotas para mulheres, negros, pardos, pessoas com deficiência (PCDs) e indivíduos com 50 anos ou mais. Acreditamos que a diversidade é fundamental para gerar resultados mais robustos, e a construção de uma sociedade mais justa só será alcançada ao proporcionar oportunidades para que todos sejam incluídos em espaços que historicamente foram dominados por privilégios.

Segue abaixo a distribuição dos selecionados neste segundo edital:

Mulheres 50
Pessoas com deficiência 4
Negros e pardos 50
Ampla concorrência 140
50+ 6
Total de selecionados 250

Conforme o edital, os resultados dos selecionados estão disponíveis aqui. Solicitamos a atenção de todos os prazos para confirmação do interesse e envio dos documentos obrigatórios, pois o não cumprimento dentro do prazo resultará na desclassificação, conforme previsto no edital.

Os candidatos selecionados para a etapa de Nivelamento em Computação Básica deverão enviar, até o dia 17/11/2023, para o e-mail alunoscieds@brisabr.com.br, documentos que comprovem sua formação (item 5.3.a do edital), incluindo diploma e declaração de matrícula atualizada, além de, se aplicável, documentos que atestem sua condição de inclusão em cota (itens de 4.5 a 4.8 do edital).

Agradecemos a todos os participantes e desejamos sucesso nessa jornada de aprendizado e crescimento profissional!

Confira o resultado

 

Leia o edital