• Compartilhar

RESIDÊNCIA EM TICS: resultado final da etapa de imersão do 1º edital

Notícia
1 fevereiro 2024
RESIDÊNCIA EM TICS: resultado final da etapa de imersão do 1º edital

O primeiro edital do programa Residência em TICs encerrou em 17 de janeiro de 2024 e concluiu com êxito a etapa de imersão que durou seis meses. Durante esse período, os jovens foram desafiados a solucionar problemas reais de empresas e organizações parceiras, destacando-se pela abordagem prática e hands-on. Sob a orientação dos professores do programa e mentoria de profissionais das empresas envolvidas, os participantes puderam desenvolver projetos práticos de maneira significativa.

O progresso notável no processo de aprendizagem dos participantes é notável, especialmente o amadurecimento dos jovens ao longo desse desafiador percurso. Com o engajamento de oito parceiros, formaram-se oito grupos, cada um composto por até cinco jovens.

Conforme previsto no edital, os participantes foram avaliados durante todo o processo, e seu desempenho bem-sucedido abre a oportunidade de receberem notebooks como doação, permitindo que continuem seus projetos como programadores.

Os critérios de avaliação adotados foram os seguintes:

a) Nota do Grupo do Projeto (NG):

Durante a apresentação do projeto, os participantes foram avaliados pelos orientadores, coordenador pedagógico e representante do cliente, considerando os seguintes critérios, com notas de 1 a 4:

  • Estágio da solução apresentada

  • Complexidade da solução

  • Qualidade da apresentação

  • Qualidade das respostas

  • Avaliação geral do projeto

b) Nota de Participação (NP):

A avaliação do grau de engajamento dos participantes nos grupos, com autoavaliação entre colegas, abrangendo os aspectos de:

Colaboração

Liderança

Empatia

Respeito

Liberdade

c) Nota de Comportamentos (NC):

Realizada pelo professor-orientador, essa avaliação levou em consideração indicadores como:

  • Proatividade

  • Comunicação

  • Organização

  • Resiliência

  • Trabalho em equipe

A avaliação final de cada aluno foi obtida pela soma dos pontos nas três dimensões de avaliação (NG+NP+NC). Para serem considerados aprovados, os alunos precisavam atingir uma pontuação igual ou superior a 50% da maior pontuação alcançada.

Este ciclo da Residência em TICs não apenas proporcionou aprendizado prático valioso, mas também destacou a dedicação e habilidades dos participantes, promovendo uma base sólida para seu desenvolvimento profissional contínuo. 

Cabe informar que os jovens que não atingiram pontuação deverão procurar a equipe de gestão do programa para se orientar quanto a devolução do equipamento. Aos que atingiram a pontuação deve aguardar o envio do contrato da doação para assinatura.

No dia 31 de janeiro de 2024 foi realizada as apresentações finais pelos grupos das soluções como última etapa da avaliação. Gerando o resultado aqui detalhado: ver resultados.