• Compartilhar

RESIDÊNCIA EM TICS: Resultado da última chamada de classificações e nova lista de desclassificações

Notícia
11 dezembro 2023
RESIDÊNCIA EM TICS: Resultado da última chamada de classificações e nova lista de desclassificações

Após primeira e segunda chamada, alguns candidatos selecionados para participar da segunda turma Programa de Residência em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), não atenderam aos requisitos obrigatórios do edital e foram desclassificados, abrindo novas vagas para profissionais que estavam na lista de espera.

Confira aqui a lista de classificados da terceira chamada e de desclassificados com justificativa

Atenção!

Os candidatos selecionados nesta última chamada para a etapa de Nivelamento em Computação Básica deverão enviar, entre os dias 12 a 14/11/2023, para o e-mail alunoscieds@brisabr.com.br, documentos que comprovem sua formação (item 5.3.a do edital), incluindo diploma e declaração de matrícula atualizada, além de, se aplicável, documentos que atestem sua condição de inclusão em cota (itens de 4.5 a 4.8 do edital).

Além disso, os alunos selecionados deverão confirmar sua participação em mensagem para alunoscieds@brisabr.com.br em até 3 (três) dias úteis após a publicação do resultado da seleção e realizar acesso ao ambiente virtual do curso dentro dos dias 12 a 14 de novembro de 2023. Caso o e-mail com login e senha não seja recebido em até 2 (dois) dias da publicação do resultado, essa situação deve ser informada por mensagem a suportecieds@brisabr.com.br, para que seja providenciado o reenvio da mensagem citada. Não realizar o acesso dentro do período, significa desclassificação por desistência.

 

O programa Residência em TIC

É fruto da parceria entre o CIEDS e a Brisa, com cooperação cooperativa do PPI pela Softex. O financiamento é fornecido pela Lei Federal de Acesso à Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

O projeto vai capacitar estudantes de cursos relacionados à tecnologia, tanto graduados quanto graduandos em áreas tecnológicas e ensino técnico, para se tornarem desenvolvedores de sistemas utilizando as tecnologias mais recentes em informática e comunicação. 

 

Segunda edição do programa

O segundo edital atraiu 427 inscrições, sendo que 250 candidatos foram selecionados para a fase de nivelamento. Esses participantes realizarão cursos de desenvolvimento e pensamento computacional. 

Os 40 alunos com melhor desempenho embarcarão em uma experiência de seis meses em programação, enfrentando desafios reais para empresas, utilizando duas linguagens tecnológicas específicas.

Durante essa fase, os selecionados recebem uma bolsa mensal de R$ 1.200,00 e um notebook. Ao final, espera-se que esses profissionais se integrem ao mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI).

O segundo edital incorpora inovações notáveis, como a inclusão de cotas para mulheres, negros, pardos, pessoas com deficiência (PCDs) e indivíduos com 50 anos ou mais. Acreditamos que a diversidade é fundamental para gerar resultados mais robustos, e a construção de uma sociedade mais justa só será alcançada ao proporcionar oportunidades para que todos sejam incluídos em espaços que historicamente foram dominados por privilégios.

Segue abaixo a distribuição dos selecionados neste segundo edital:

Mulheres 

50

PCD

4

Negros/Pardos

50

Ampla concorrência 

140

50+

6

Total de Selecionados

250