• Compartilhar

RESIDÊNCIA EM TICS: convocação para realização de provas (Edital 2 | 2024)

Notícia
17 janeiro 2024
RESIDÊNCIA EM TICS: convocação para realização de provas (Edital 2 | 2024)

O Programa Residência em TIC concluiu o Nivelamento, sua primeira fase composta por nove cursos. Agora, estamos convocando os participantes para a avaliação global dos conhecimentos adquiridos, que ocorrerá em 22 de janeiro de 2024, segunda-feira, por meio da plataforma EAD do programa.

Lembramos que, para o participante estar apto a realizar as provas, os cursos obrigatórios devem estar fiinalizados, conforme o item 6.2 do edital.

Os alunos terão um conjunto de 45 questões para responder em até uma hora, iniciando às 20h e encerrando pontualmente às 21h (horário de Brasília). Após o prazo, o sistema não aceitará mais respostas.

Aqueles que realizarem a prova e obtiverem pelo menos 50% da maior pontuação da turma receberão o certificado de conclusão da fase de Nivelamento. O resultado final será a soma da nota da prova e da pontuação obtida na conclusão dos cursos durante os estudos (limitada a 20 pontos), utilizado para classificar os participantes.

Os 40 melhores classificados na ampla concorrência e nas vagas de cotas avançarão para a fase de Imersão, com duração de seis meses de estudos intensivos e presenciais.

Orientações aos alunos do Programa Residência em TIC

• Local da Prova: https://lms.brisabr.com.br/ [a prova estará disponível no item meus cursos]

• Horário de realização da Prova: das 20h às 21h. A plataforma encerrará a prova impreterivelmente às 21h;

• Ao finalizar a prova, acione o botão ENVIAR até as 20h58min para garantir a aceitação de suas respostas

• Revise os critérios de seleção do Edital

 

Confira as próximas etapas do Edital

Divulgação da lista inicial dos alunos selecionados para a imersão 24/01/2024
Período de recursos 25/01/2024 a 26/01/2024
Avaliação dos recursos 29/01/2024 a 30/01/2024
Divulgação da lista final dos alunos selecionados para a imersão 01/02/2024

 

Sobre o programa Residência em TIC

O Programa Residência em TIC é uma parceria entre o CIEDS, Brisa e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. A Softex é a entidade coordenadora do Programa de Projetos Prioritários (PPI), financiado pela Lei Federal de Acesso à Informática pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O projeto visa capacitar alunos de cursos de tecnologias, graduados ou em formação, para se tornarem desenvolvedores de sistemas nas tecnologias mais atuais de informática e comunicações.

Ao longo de dois anos, mais de 400 jovens selecionados realizarão um nivelamento em linguagens de desenvolvimento e pensamento computacional. Os 80 alunos mais bem classificados farão uma imersão de seis meses em formação em programação para enfrentar desafios reais em duas linguagens da tecnologia.

Nesta fase, os selecionados receberão uma bolsa de R$ 1.200,00 por seis meses e um notebook, com a expectativa de serem absorvidos pelo mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) ao final do programa.