• Compartilhar

Raízes do Futuro trabalha o desenvolvimento pessoal

Notícia
24 julho 2014
Raízes do Futuro trabalha o desenvolvimento pessoal

Guilherme Dias tem 15 anos e vive em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. Seu dia começa às 6 horas, quando sai de casa para levar os irmãos de 7 e 10 anos à escola e depois segue para suas demais atividades.

Em janeiro deste ano, o adolescente ingressou no projeto Raízes do Futuro, que busca o desenvolvimento de habilidades e competências para inserção e sucesso de adolescentes e jovens no mundo do trabalho.

"Entrei para o projeto no início do ano e só tenho coisas boas se acumulando no meu currículo", conta Guilherme. "Uma das coisas que me ajudaram a conseguir um trabalho como aprendiz foi a formação sobre como me preparar para uma entrevista, eu aprendi sobre a linguagem formal e informal e até a usar palavras que nunca tinha ouvido", revela.

Em março ele havia começado a trabalhar como assistente de técnico em refrigeração para ajudar a família com os gastos em casa. Entretanto, como o trabalho não colaborava com o crescimento profissional do adolescente, a gerente de Projeto da Vivenda da Criança, Núbia Rodrigues, mobilizou Guilherme e sua família para que ele continuasse a trilhar seu caminho de formação dentro da organização e não abandonasse o projeto.

"Quando ele começou a trabalhar e já não tinha mais tempo para as atividades da Vivenda, ficamos muito preocupados, sabíamos do potencial dele e seria muito triste se ele perdesse a oportunidade de se desenvolver. Com isso, mobilizamos as organizações parceiras e uma delas o chamou para trabalhar como assistente administrativo", conta Núbia.

Hoje Guilherme é jovem aprendiz em uma seguradora onde desenvolve atividades administrativas. Lá ele trabalha de segunda a quinta-feira, e, às sextas, frequenta as atividades na Vivenda da Criança, onde participa das formações do Raízes do Futuro. "Antes eu ficava cansado, agora com esse trabalho me sinto mais valorizado. Nunca achei que trabalharia dentro de um escritório, estou aprendendo bastante e ainda tenho tempo de vir para a Vivenda todas as sextas".

Apesar da rotina corrida e de pouco tempo para descansar, Guilherme ainda encontra tempo para realizar atividades típicas dos adolescentes de sua idade, como passear com os amigos e irmãos e visitar o shopping.

O adolescente conta que seu esforço complementa as finanças da casa, onde vive com a mãe e cinco irmãos. "Quando era mais novo, eu via a luta da minha mãe, ela chegava a dormir sem comer para que a gente tivesse o que jantar. Hoje eu e meus irmãos mais velhos ajudamos com as compras de mercado e feira".

Em maio, Guilherme participou da feira de profissões do Raízes do Futuro, quando apresentou um vídeo que produziu sobre participação política. "Consegui o terceiro lugar, fiquei muito contente com o prêmio, ganhei uma câmera e agora vou conseguir produzir mais vídeos. Acho que pra mim, que quero ser advogado, vai ser importante continuar ligado nesse assunto", comemora.

Guilherme vai participar das formações do projeto até julho, pois aposta nele para melhorar suas condições de vida. Depois, pensa em procurar outras maneiras de continuar sua qualificação. "Eu ainda quero fazer um curso de inglês e um intercâmbio", conta com um sorriso tímido.

Raízes do Futuro – O projeto Raízes do Futuro faz parte de uma parceria global entre o UNICEF e o Barclays, que tem como objetivo capacitar 74 mil jovens em situação de vulnerabilidade em seis países: Brasil, Egito, Índia, Paquistão, Uganda e Zâmbia, de forma a desenvolver habilidades e competências para auxiliá-los a atingir seu pleno potencial no mundo do trabalho e na vida.

No Brasil, as ações estão sendo realizadas, desde novembro de 2012, em parceria com cinco organizações não governamentais que atuam na área: Associação Beneficente Vivenda da Criança, Instituto Dom Bosco, Instituto Reciclar, Instituto Rugby para Todos e Sociedade Benfeitora do Jaguaré. A coordenação técnica é do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento (Cieds).