• Compartilhar

Prorrogada as inscrições do Jovens Cientistas Cariocas: agora vai até 15 de março

Notícia
8 março 2024
Prorrogada as inscrições do Jovens Cientistas Cariocas: agora vai até 15 de março

O prazo para as inscrições do Programa Jovens Cientistas Cariocas acabou de ser prorrogado. Os jovens universitários interessados terão até dia 15 de março de 2024 para concluir sua inscrição.

Programa Jovens Cientistas Cariocas vai fomentar 100 iniciativas inovadoras de estudantes de graduação matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES). Essas iniciativas precisam contribuir com a melhoria da cidade do Rio de Janeiro para todas as pessoas que nela vivem. O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que tenham aplicabilidade efetiva nos territórios adjacentes às Naves do Conhecimento distribuídas pela cidade.

De Abril a Outubro de 2024, esses 100 jovens selecionados passarão por uma trilha formativa com carga horária total de 80 horas, estruturada em 04 Ciclos - Ciclo Básico, Ciclo Temático, Ciclo Prototipação e Ciclo Experimentação.  Saiba mais aqui no edital

O Programa é uma realização da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT-RJ), em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

INSCREVA-SE 

 

Quem pode se inscrever?

  • Jovens estudantes universitários de IES, sediados na cidade do Rio de Janeiro, que tenham entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos; 

  • não possuam emprego formal ativo; 

  • sejam residentes da cidade do Rio de Janeiro há pelo menos 3 (três) anos e residam preferencialmente nos territórios em torno de uma das nove Naves do Conhecimento.

No ato da inscrição o candidato deverá indicar qual macro eixo do tema reflete melhor sobre a proposta do pré-projeto de pesquisa. Os temas são alinhados com as principais necessidades dos territórios: Cidades Inteligentes; Mudanças Climáticas; Mobilidade Urbana; Tecnologia e Desenvolvimento; Desenvolvimento Social e Sociocultural; Fomento à inclusão produtiva e trabalho.

O programa prevê ajuda de custo?

Sim. Os estudantes selecionados para participar do Programa Jovens Cientistas Cariocas, dentro das 100 vagas oferecidas, receberão uma bolsa auxílio no valor mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais), por um período de seis meses.

Período de inscrições

As inscrições serão realizadas através de formulário de inscrição (link) entre os dias 31/01/2024 a 15/03/2024 (prorrogado em 08/03/2024).

 

INSCREVA-SE 

Leia o edital :: retificado em 08/03/2024