• Compartilhar

Projeto Reeducação Alimentar - Jardim América

Notícia
10 dezembro 2003
Projeto Reeducação Alimentar - Jardim América

O projeto de Dona Cristina se chama Projeto Reeducação Alimentar e ensina regras de etiqueta à mesa, composição dos alimentos, formas corretas de manuseio e higiene. Porem, o projeto de dona Cristina vai muito mais longe. O foco está no total aproveitamento de cada alimento envolvendo todas as suas partes como por exemplo as cascas das frutas, as folhas de legume e o reaproveitamento de sobras de pratos de um dia para o outro transformando-os em novos pratos.

Nossa equipe visitou o projeto de Dona Cristina junto com Clarisse, representante da Brazil Foundation, onde o CIEDS concorre a um financiamento e está entre os 50 finalistas, que foram escolhidos dentre mais de 900 projetos de todo o Brasil. Pela ocasião de nossa visita, as participantes do projeto fizeram questão de colocar a mão na massa e preparar para nós as receitas que haviam aprendido ao longo do curso.

Apesar da grandeza do projeto e de tudo que estava ocorrendo naquele momento, um dos alimentos roubou a cena e chamou todas as atenções dos visitantes: um bife empanado. Até aí não tem nenhuma novidade, a não ser pelo fato dele não ter sido feito de carne, e sim de casca de banana. Isto mesmo. Todos ficaram encantados pela iguaria, especialmente Clarisse que declarou: “Eu comeria vários destes brincando. É muito gostoso mesmo, incrível”.

Além do bife, os alunos prepararam doces de casca de banana, de melancia, suco de talo de beterraba e refrigerante caseiro. Todos utilizando-se de materiais cujos destinos seriam a lata de lixo. “A idéia da prova de alimentos foi delas mesmas. Ao saber da visita elas se mobilizaram e montaram tudo isto que vocês estão vendo”, explicou Dona Cristina.