• Compartilhar

Projeto promove o Turismo Cultural e Sustentável

Notícia
10 dezembro 2015
Projeto promove o Turismo Cultural e Sustentável

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro completou 450 anos, o CIEDS desenvolve o projeto Cuido do Meu Destino. O projeto tem como objetivo promover a valorização do patrimônio material e imaterial, turismo cultural e sustentável.

Patrocinado pelo Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e TAM Linhas Aéreas com produção do CIEDS, jovens moradores das comunidades Fallet e Morro dos Prazeres, matriculados na rede municipal de ensino, receberão formação sobre o patrimônio do Rio de Janeiro a partir do resgate da história do Centro, mais especificamente dos bairros Lapa, Castelo e Santa Teresa. E realizarão uma intervenção cultural no dia 11 de dezembro, na Praça 22 de Abril, em frente ao aeroporto Santos Dumont. Diversas formas de arte serão utilizadas pelos jovens para representar a cultura do Rio de Janeiro, como dança, grafite e teatro.

“O projeto social Cuido do Meu Destino está conectado à estratégia de responsabilidade social da TAM, pois ao mesmo tempo em que promove o turismo consciente, dá a oportunidade aos jovens de aprenderem conceitos e vivenciarem práticas que contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma a diretora de relações Institucionais e Sustentabilidade da TAM, Gislaine Rossetti.

Além da formação oferecida aos jovens e da intervenção em praça pública, escolas do município vão receber um livreto produzido pelo CIEDS com conteúdo sobre Cultura Urbana, Turismo Sustentável, Patrimônio Material e Imaterial, Diversidade Cultural e Direitos Culturais, e os professores poderão trabalhar estes temas de maneira transversal às suas matérias.

Assim o projeto atinge seu objetivo de sensibilizar estudantes do ensino médio da rede pública para a importância da valorização do patrimônio cultural material e imaterial brasileiro e contribui para a educação carioca no processo de reconhecimento e valorização das manifestações culturais e das favelas.

Serviço:
11 de dezembro, sexta-feira, das 9h às 13h.
Praça 22 de Abril, Centro, Rio de Janeiro. Próximo ao Aeroporto Santos Dumont.