• Compartilhar

Prefeitura de São Paulo e CIEDS inauguram Espaço de Convivência Bela Vista

Notícia
13 outubro 2010
Prefeitura de São Paulo e CIEDS inauguram Espaço de Convivência Bela Vista

O Espaço de Convivência Bela Vista funcionará como instrumento de sociabilidade, recreação e cultura para pessoas em situação de rua. O espaço está aberto das 9 da manhã as 23h, todos os dias da semana, e deverá receber cerca de 300 pessoas por dia.

O Prefeito Gilberto Kassab ressaltou a importância da inauguração dos serviços, agradecendo a Secretaria de Assistência Social. A vice-prefeita Alda Marco Antônio afirmou que “os moradores de rua necessitam de um espaço como esse, para tomar banho, ler, ou simplesmente relaxar”.

Localizado na Avenida Nove de Julho, o Espaço ocupa um lugar antes usado como ponto para consumo de drogas,  motivo de reclamação por parte dos vizinhos. Totalmente revitalizado, conta com sala de informática, salão de jogos, banheiros equipados com chuveiro, biblioteca e até quadra de futebol. disponibiliza serviços de barbearia, lavanderia e fraldário. A área é totalmente acessível para pessoas com deficiência através de elevador e conta com banheiros adaptados.

Os usuários terão apoio de psicólogos, assistentes sociais e orientadores, e podem contar com os serviços  da rede de instituições sociais do entorno.

O Espaço de Convivência vai potencializar também o trabalho desenvolvimento pelo CIEDS há um ano, com o projeto Atenção Urbana para Adultos em Situação de Rua, também em parceria com a Prefeitura de São, e que faz a abordagem nas ruas para identificar a população, resgatar vínculos e fazer o encaminhamento a albergues e demais equipamentos públicos.

A equipe do Atenção Urbana fará  a divulgação, convite e encaminhamento junto a população em situação de rua com que trabalha para uso do Espaço Bela Vista.

Centro de Referencia Especializado de Assistência Social

No mesmo terreno,  foi inaugurado o CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População de Rua, órgão administrado pela Prefeitura. O CREAS POP é uma experiência inovadora na área da assistência social na capital paulista com um serviço direcionado exclusivamente para pessoas em situação de rua. Além de auxiliar na obtenção de documentos, os usuários podem contar com capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho e orientação jurídica.  Esta iniciativa faz parte da diretriz coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.