• Compartilhar

Plataforma dos Centros Urbanos e sua Formação Audiovisual CIVIRA: segundo ato!

Notícia
16 março 2012
Plataforma dos Centros Urbanos e sua Formação Audiovisual CIVIRA: segundo ato!

Luz, câmera, ação! E assim poderia ter começado o 2º dia da Formação Audiovisual CIVIRA. Mas, para chegarmos à ação é preciso um bom argumento e um roteiro à altura. Então, o negócio foi seguir para o segundo ato! Que ato? O passo-a-passo, o quadro-a-quadro, o frame a frame, o ato a ato: O ROTEIRO!

E assim seguimos no dia 02 de março, com Jefferson Santos, colaborador do CIEDS, e Octavio Novaes, educador da Revista Viração, dando continuidade às atividades da formação audiovisual CIVIRA com os jovens comunicadores da Plataforma dos Centros Urbanos.

Inicialmente, os conceitos trabalhados no encontro foram os formatos básicos da construção de um roteiro, com o auxílio de livros disponibilizados pelo responsável da formação. Na sequência, iniciaram-se diálogos para conhecer o processo vivido pelos adolescentes na Plataforma, com o objetivo de captar informações que pudessem ajudar a estabelecer um início, meio e fim para o documentário da “contação da história PCU”.

Um mapeamento, feito através da coleta de palavras-chave presentes na discussão, foi separado por blocos que serviram para a construção das ideias principais a serem abordadas no documentário. A partir deste material iniciou-se a construção do roteiro. E mais uma vez a moçada saiu com gostinho de quero mais!

E aí? Qual a moral da história? Onde serão as filmagens? Quem vai dizer o que? Ah! Isso aí, são cenas para um próximo capítulo...