• Compartilhar

PAX URBANA - Projeto Social de Intervenções Urbanas

Notícia
10 dezembro 2003
PAX URBANA - Projeto Social de Intervenções Urbanas

Com duração de um ano, o PAX URBANA vai capacitar jovens na área de teatro, música e produção cultural para desenvolver projetos de intervenções artísticas no meio urbano. A idéia é discutir o convívio humano, considerando problemas que uma cidade como o Rio enfrenta - violência, a relação entre pessoas diferentes, civilidade, e propor o debate com a população por meio das intervenções, performances, instalações etc. A primeira turma do Projeto contará com 60 jovens, mais a equipe de arte educadores.

O CIEDS pretende que essa primeira turma, no Rio de Janeiro, funcione como o embrião de uma série de outras, que se transformaram em grupos atuando nos outros estados em que o CIEDS tem filial – São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Ceará. O PAX URBANA quer contribuir para modificar padrões de relacionamento. Quer, por exemplo, propor uma reflexão sobre o que leva jovens de classe média, moradores do bairro nobre, como a Barra da Tijuca, a espancar uma mulher e justificar a agressão alegando que julgaram que ela era uma prostituta, como aconteceu no Rio.

Para isso, o PAX URBANA prevê um período de formação dos jovens, em que serão discutidas questões de cidadania e direitos humanos, enfocando relações de gênero, discriminação racial, sexual, cultural, e pessoas com deficiência. O CIEDS acredita que se o morador muda, a cidade muda também. As intervenções na cidade serão programadas a partir das discussões temáticas. Cada intervenção será um projeto artístico, desenvolvido pelos jovens participantes, durante as oficinas de criação.

O curso e as oficinas serão realizados no centro do Rio, três vezes por semana – segunda-feira, quarta e sexta, com duração de quatro horas por dia. O PAX URBANA oferece lanche e transporte aos participantes. Inscrições pelos telefones 21- 2544-4516 / 2517-3278 ou enviando mensagem para rosangela.rj@cieds.org.br ou bento.rj@cieds.org.br com número de telefone para contato.