• Compartilhar

Oportunidade para jovens jornalistas nas Olimpíadas

Notícia
5 julho 2016
Oportunidade para jovens jornalistas nas Olimpíadas

Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, o mundo estará de olho no Rio de Janeiro. A expectativa é de que a Cidade Maravilhosa viva um momento único, de grande visibilidade na imprensa internacional. Mas quais são as histórias da capital fluminense que os jovens moradores da cidade gostariam de contar para o mundo?

Para dar voz à juventude carioca, uma parceria entre o CIEDS e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) – do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – vai selecionar dez alunos do ensino médio da rede pública do Rio para trabalhar como jornalistas voluntários durante as competições esportivas.

As inscrições começam nesta segunda-feira (4) e vão até o dia 13 de julho.

Por um período de dois meses – sem remuneração –, os jovens participarão do Programa Jovens Jornalistas Voluntários e darão apoio ao desenvolvimento de matérias sobre o Rio de Janeiro, procurando identificar iniciativas inovadoras que podem contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a prática jornalística com a jornalista colombiana/estadunidense Daniela Guzmán, da Universidade de Columbia, em Nova York. A repórter internacional já trabalhou nos jornais New York Times e Miami Herald, dos Estados Unidos, e atualmente participa do programa de intercâmbio do Centro RIO+, o Global South Internship Programme (GSIP), no Rio de Janeiro. Guzmán vai acompanhar a produção das matérias e dará suporte aos alunos cariocas.

O CIEDS e o Centro RIO+ também ficarão responsáveis por capacitar os estudantes selecionados, dando oficinas sobre desenvolvimento sustentável, sobre a Agenda 2030 da ONU e as Nações Unidas.

No total, serão 20 horas semanais de atividades de formação e produção de conteúdo no período de 18 de julho a 18 de setembro.

As matérias produzidas com os jovens voluntários serão publicadas pelo Centro RIO+, pela Universidade de Columbia, pela ONU Brasil e também distribuídas para jornalistas e profissionais de comunicação dos 166 países onde atua o PNUD.

Como participar?

Os jovens interessados(as) devem escrever um texto com no máximo 200 palavras explicando qual história inspiradora sobre o Rio de Janeiro ele ou ela gostaria de contar para o mundo.

As respostas serão avaliadas por um comitê formado pelas equipes do CIEDS e do Centro RIO+. Os autores das 10 melhores respostas serão convidados a participar da iniciativa, elaborando pautas inspiradoras sobre o Rio de Janeiro, que mostrem como a ação e a mobilização cidadãs são fundamentais para a construção do desenvolvimento sustentável.

Os jovens terão encontros duas vezes na semana com a jornalista Daniela Guzmán, os quais acontecerão no escritório do CIEDS, no Centro RIO+ e também em comunidades e bairros da cidade. Também estão previstas outras atividades de formação organizadas pelos parceiros do Programa Jovens Jornalistas Voluntários.

Serviço:

Programa Jovem Jornalista

Prazo de inscrição: 4 a 13 de julho de 2016

Duração do programa: 18 de julho a 18 de setembro

Carga horária: 20 horas por semana

Forma de inscrição: Os jovens interessados devem inscrever-se através de formulário online, preenchendo seus dados e respondendo a uma pergunta obrigatória (com uma resposta de 200 palavras, no máximo). Inscreva-se em http://bit.ly/29oUaFj

Quem pode se inscrever: Jovens do ensino médio matriculados na rede pública.

Remuneração: Os jovens serão voluntários; não haverá remuneração.