• Compartilhar

Núcleo de Protagonismo e Articulação Juvenil

Notícia
10 dezembro 2003
Núcleo de Protagonismo e Articulação Juvenil

Diego Santos Francisco e Ana Carolina Oliveira, a Carol, são moradores do Morro Do Borel, e integraram a turma de jovens do Rio em Foco. Em dezembro, a dupla conseguiu aprovar o projeto para receber um fundo de auxílio para a sua implementação. O Projeto é o Núcleo de Protagonismo e Articulação Juvenil, o NUPAJ, que integra jovens das comunidades da Grande Tijuca – Borel, Casa Branca, Formiga, Chácara do Céu, Andaraí, zona norte do Rio de Janeiro.

São jovens que já se reuniam para debates, programavam passeios e atividades culturais. Uma das preocupações era criar um espaço e um tipo de ação em que os jovens fossem sempre parte ativa, protagonista. Diego denuncia que os jovens são sempre os objetos dos projetos, sem se considerar que são sujeitos de direito, e que têm que ser ouvidos e respeitados. O NUPAJ quer propiciar isso aos jovens moradores da Grande Tijuca: um espaço de discussão, debate, reflexão e abertura de acesso, em que o jovem seja protagonista, sujeito de todas as decisões e ações.

No Espaço Cultural Arteiras, um grupo de produção solidária que funciona na Tijuca, o NUPAJ vai promover palestras sobre cultura política e cidadania, capacitar jovens em multiplicadores da memória local e em informática. Com o recurso recebido, o NUPAJ vai investir basicamente na garantia da mobilidade dos jovens – passagens para ir e vir para os cursos e acesso à cidade – passeios, visitas a museus, bibliotecas e centro culturais. Diego lembra que, no momento da defesa do projeto, alguém da banca examinadora perguntou se ele achava que os jovens iriam participar do projeto sem receber bolsa-auxílio. Respondeu que achava que sim, que muitos jovens têm interesse em participar de projetos como o seu, de projetos de capacitação, mesmo sem receber qualquer auxílio financeiro. Diego arrepende-se de não ter lembrado de dizer que ele mesmo é um exemplo. Fez o Rio em Foco sem receber bolsa-auxílio. Ele e tantos outros jovens de sua turma. Faz questão de afirmar que, como ele, o que muitos jovens estão buscando é apenas uma oportunidade. No próximo e-cieds você vai conhecer o Projeto Tecendo o Futuro.