• Compartilhar

Novos projetos voltados para as juventudes que chegam em 2022

Notícia
1 fevereiro 2022
Novos projetos voltados para as juventudes que chegam em 2022

São muitas as novidades do CIEDS para 2022, a começar por novos projetos e parcerias em prol das juventudes, reforçando nosso compromisso com o protagonismo juvenil. Para o CIEDS, sem os jovens não há o caminhar. Atuar para e com as juventudes é movimentar o presente em direção ao futuro. Por isso, esses novos projetos são tão importantes. 

Veja mais sobre cada um deles a seguir:

 

Aprendiz Cultural

O objetivo do projeto é qualificar profissionalmente 100 jovens da cidade do Rio de Janeiro para atuarem no mercado de trabalho da cultura. Eles vão receber formações e participar de vivências práticas em equipamentos culturais do Rio, além de receber bolsa e auxílio transporte.

As inscrições estão abertas!

Parceria: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

 

Centro de Referência das Juventudes

As cidades de Serra e de Carapina, no Espírito Santo, vão ganhar, cada uma, um CRJ (Centro de Referência das Juventudes), novo equipamento público que será construído e cuja cogestão será do CIEDS. Os espaços vão ofertar um conjunto de serviços, como qualificação profissional, acesso a arte e cultura, inovação e outros. A ideia é se tornar um espaço de interação entre as juventudes.

Parceria: Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado do Espírito Santo

 

Lab Juv Rio

Laboratório de inovação, o Lab Juv Rio vai reunir 225 jovens em encontros semanais para refletir sobre políticas públicas sob a ótica dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ) e propor soluções criativas para as questões identificadas. Para participar, eles ganharão bolsa auxílio.

As inscrições estão abertas!

Parceria: Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio)

 

Jovens Mulheres na STEAM

STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O objetivo do projeto é trazer jovens mulheres para esses campos de conhecimento, marcados pela presença masculina.

Parceria: Fundação Toyota

 

Criatividades

Desdobramento do Programa Jovem Monitor Cultural, o Criatividades vai dar a 100 jovens a oportunidade de vivência em equipamentos culturais municipais, com foco na empregabilidade no campo da economia criativa. Eles receberão bolsa e auxílios para, por exemplo, desenvolver projetos culturais nos equipamentos, com foco na aprendizagem e no fortalecimento de seus currículos.

Parceria: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo