• Compartilhar

No Ceará o CIEDS promove debate sobre aquecimento global

Notícia
10 dezembro 2003
No Ceará o CIEDS promove debate sobre aquecimento global

Aquecimento global, perspectivas da escassez de água no planeta, mudanças climáticas. O planeta tem sentido os efeitos da poluição, e o debate sobre as soluções e a importância da consciência ambiental ocupa não só os fóruns especializados, mas interessa a opinião pública em geral. As mais belas paisagens do planeta estão vinculadas à água, que, afinal, ocupa 70% da superfície da Terra. Essencial a vida humana, a água, no entanto, não é infinita.

O aquecimento global ameaça provocar mudanças que podem transformar a vida num suplício só visto nos filmes de ficção científica. Tendo em vista seu compromisso com a formação comunitária e a socialização do saber e do conhecimento, o CIEDS entende que é parte de seu trabalho estimular a reflexão e a consciência ecológica e ambiental, como elementos fundamentais para a melhoria da vida das populações mais pobres.

No Ceará, onde executa os Projetos Expressões do Futuro e Jovens de Valor, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento do Estado do Ceará, o CIEDS trabalhou com crianças e jovens de baixa renda questões ambientais de suas comunidades. Visitou o manguezal com as crianças de Barra do Cocó, que descobriram as belezas num lugar que fica apenas na outra margem do Rio que banha sua comunidade. Marcio Carvalhal já visitou as Comunidades de Goiabiras, Curio, São Bernardo, Bom Jardim e Pirambu. Debateu com as crianças e os jovens beneficiários projetos Expressões do Futuro, na Comunidade Caça e Pesca, e do Jovens de Valor, Papicu. A

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, parceira de primeira hora, disponibiliza o local para as palestras. Faça você também a sua parte. Não desperdice água. Não polua. Respeite a vida.