• Compartilhar

NEATES tece a rede da Economia Solidária

Notícia
8 setembro 2010
NEATES tece a rede da Economia Solidária

Em Macaé, visita ao MST

Macaé, 17 de setembro.   O dia começa muito quente, mesmo com o vento que sopra do mar. Julia Schaefer , alemã, voluntária da AFS Intercultura Brasil, que integra a equipe do NEATES, sente, especialmente o impacto do sol na pele clara.

Em Macaé, um dos destinos de Sergio e Julia é o Assentamento Celso Daniel, criado em 2002, e que hoje é composto por 205 famílias do Movimento dos Sem Terra, MST.

A Secretaria de Trabalho e Renda disponibilizou um carro, o que facilitou a tarefa da dupla.

No assentamento, Sergio  e Julia foram recebidos por Gaúcho, liderança do movimento em Macaé. Gaúcho se mostrou interessado no tema da Economia Solidária e quer efetivamente se integrar ao NEATES com os outros empreendimentos da região.

O assentamento sobrevive basicamente de programas do governo federal. Cada família tem dez hectares de terra para explorar da forma que considerarem melhor.   Segundo o Gaúcho “cada um tem o seu saber e partindo do seu saber que eles vão desenvolver suas terras, agente precisa de melhorar para poder fazer melhor”. E seguindo a tese,todas as oportunidades de capacitação e formação são importante para os assentados .

O assentamento vive da agricultura familiar, e está investindo no processo de qualificação para integrar o Projeto de Merendas Escolares, que determina que 30% da compra de alimentos da Prefeitura tem que ser feita junto à agricultura familiar. Sergio Pereira fala do processo: “Eles já passaram pelo primeiro passo que é o programa de PAA – Programa de Aquisição Alimentar, onde o Governo federal faz compras de R$3 mil e R$9 mil. Os produtores que conseguem cumprir as metas e prazos podem partir para o segundo passo, que é o PR Doação, onde o Governo Federal compra para doar alimentos para as instituições da região. O assentamento está nessa fase. Depois de completar esse ciclo, eles vão poder passar para a venda dos alimentos destinados a merenda escolar”.

Paraíso na Serra

No sábado nublado, Sergio e Julia sobem a serra para chegar a Barra do Sana, último distrito de Macaé, com três mil moradores. Sergio observou que o lugar é tão bucólico, que a impressão é que a qualquer momento uma fada ou um duende vai sair da floresta. 

O ponto final da Kombi é na Feira Social de Integração, um espaço com 17 lojas, brinquedos para as crianças, salas de oficinas, onde são realizados cursos de música com atividade a semana toda.

Quem recebe a equipe é Fausto, artesão, morador de Sana há 17 anos e um dos fundadores da Associação de Artesãos do Sana. É Fausto que faz a mediação com outros artesãos e moradores. O primeiro foi  Seu Pedro da agricultura familiar. Depois Maria Rosa, que faz sabonetes de argila e o Marcelo que cria máscaras e bonecos da cultura rastafári.

Sergio e Julia conversaram com cada artesão sobre o NEATES , falando das ações do projeto e objetivos. Alguns já haviam escutado falar de Comércio Justo, porém não sabiam muita coisa de Economia Solidária. 

Pelo menos dez representantes da região garantiram presença na I Jornada de Estudos de Economia Solidária. A Secretaria de Trabalho e renda de Macaé já garantiu o transporte do grupo.

Parceiros certos em Cabo Frio

Em Cabo Frio, um bem te vi assoberbado, protegendo seu ninho, anunciou, logo de manhã, que o dia seria bom. O bichinho quase atropelou Sergio Pereira, que fazia seu caminho para a sua primeira visita.

Sergio visitou a Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio para apresentar o NEATES. Ele conversou com a Secretária, Olivia Singh de Andrade Sá, e com Cláudia Magalhães e Ricardo Guadagnin, do corpo técnico da Secretaria.

Após a apresentação das ações do NEATES, a Secretária Olivia Singh manifestou o interesse de integrar Cabo Frio estar ao NEATES e participar da Jornada de Economia Solidária em Rio das Ostras, ainda afirmou que gostaria de ser informada das agendas das outras jornadas, pois tentará estar ou se fazer presente nos eventos.

A Secretária solicitou um novo encontro, dessa vez reunindo representantes de empreendimentos do município e outros Secretários. O encontro acontece na quarta-feira, 22 de setembro. Entre outras coisas, deverá ser marcada a data para uma segunda jornada de estudos, a ser realizada em Cabo Frio.