• Compartilhar

NEATES fortalece o coletivo

Notícia
4 outubro 2010
NEATES fortalece o coletivo

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretária de Bem Estar Social de Rio das Ostras, Márcia de Souza Almeida, foi uma grande parceira na realização do evento. A Secretaria disponibilizou o Centro Integrado de Convivência Ernestina Jorge Pereira para os 60 participantes, que foram recebidos, desde as 8h com de sucos, café, bolinhos e sanduíches.

A Jornada do Pólo Litorâneo recebeu também representantes da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, onde será realizada a I Jornada de Estudos do pólo Norte Fluminense.

A equipe do NEATES – Kalina Honório, Coordenadora, Sergio Pereira, Assistente de Projeto, e Julia Schaeffer, voluntária da AFS - abriu o encontro já com o informe sobre a próxima Jornada de Estudos, que acontece em Cabo Frio, em 22 de outubro. 

A Secretária de Bem Estar Social de Rio das Ostras, Márcia de Souza Almeida, deu as boas vindas aos presentes e colocou a Secretaria a disposição da Economia Solidária e do NEATES. Seguindo as apresentações a diretora do CRAS de Silva Jardim, Ana Paula de Amorim Santiago falou da felicidade do Município em participar do NEATES e que Silva Jardim está esperando a todos na III Jornada de Estudos. Em seguida a Cláudia Magalhães, Gestora de Captação e Gestão de Recursos de Cabo Frio, reforçou o convite para a II Jornada de Estudos em seu município, além de ressaltar a importância da assistência técnica para os empreendimentos.

Margareth Azevedo, representante dos empreendimentos no Comitê Gestor Estadual do NEATES e da Secretaria Executiva do Fórum Municipal de Economia Solidária.  Após a fala dos representantes dos Municípios e liderança local, a coordenadora do NEATES, Kalina Honório, fez uma apresentação resumida do NEATES.

Antônio Oscar, Secretário Executivo do Fórum Estadual de Economia Solidária, falou sobre o conceito de Economia Solidária. O Secretário ressaltou a importância dos Fóruns Municipais e aproveitou para resumir os debates e encaminhamentos da última Conferência Nacional de Economia Solidária, CONAES.

O Representante da SRTE, Rafael Goulart Cerrone, aproveitou a fala do Antônio Oscar e contextualizou a história da SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária, falou dos outros programas da Secretaria e da rede de Gestores.

No período da tarde, Maurício Fabião comandou o ritmo da jornada. Por meio de algumas dinâmicas ele conduziu as discussões sobre economia solidária, direitos humanos, renda e emprego e alternativas de trabalho e emprego. O resultado foi um primeiro “raio x” da economia solidária na região, com a identificação de  suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

“O encontro foi bastante produtivo. É claro que ele é parte desse grande movimento que o NEATES está fazendo, junto com o Fórum Estadual e com as Prefeituras, de dinamizar esses empreendimentos que já funcionam em tantos locais do Estado. Acreditamos que já começamos a alcançar nossos objetivos, tirando empreendimentos e empreendedores solidários do isolamento. Solidariedade, afinal, só se concretiza no coletivo, não é?”, avalia Kalina Honório.