• Compartilhar

Mulher Atuação realiza Seminário em Suzano

Notícia
2 abril 2012
Mulher Atuação realiza Seminário em Suzano

 Na última terça-feira, dia 27 de março, o Projeto Mulher Atuação realizou, na cidade de Suzano, o Seminário Mulher Atuação. O evento, que fez parte do Março Lilás na cidade, apresentou os dados coletados na Consulta Participativa realizada com a população dos bairros Jardim Revista/Boa Vista, Miguel Badra, Parque Maria Helena e São José, todos no município de Suzano.

O Seminário aconteceu no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e contou com a presença de Marco Antonio Iszlaji, Diretor da Kimerly-Clark, Jefferson Correia, responsável pelos Assuntos Coorporativos da Kimberly-Clark e Cláudia Frazão, Coordenadora Executiva Adjunta do CIEDS SP, além do parceiro do projeto Instituto Paulo Montenegro.

Também estiveram presentes apoiadores do projeto na cidade, como a Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Participação Popular e Descentralização, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Secretaria de Promoção Social, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social, Instituto Beneficente Viva a Vida, Associação do Grupo Gusmão doas Santos, Associação Luz Divina, CREAS e CRAS Boa Vista e Centro, cuja participação garantiu o sucesso do projeto.

Ainda assim, a maior força dada ao projeto veio dos Grupos de Atuação, que se fizeram presentes no evento, principalmente na execução da Consulta Participativa. Representantes de cada Grupo contaram um pouco sobre suas experiências no Seminário, para mostrar mais efetivamente qual é a realidade das comunidades e dos bairros.

A Consulta teve por objetivo identificar a percepção das moradoras e moradores em questões sobre a garantia dos direitos das mulheres com relação a autonomia econômica, saúde e participação das mulheres nos espaços de poder de decisão, entre outros. Foram feitas entrevistas com 705 pessoas de ambos os sexos e os seus resultados guiarão os trabalhos do Projeto Mulher Atuação daqui para frente, visando a melhoria dos indicadores locais com foco no direito das mulheres.

Ainda, o evento contou com uma palestra ministrada por Adele de Oliveira Lamm, coordenadora da Escola de Governo de São Paulo, que tratou do tema “Políticas Públicas e o desafio da participação da sociedade em sua construção”.