• Compartilhar

Mudanças no universo escolar – Bairro Educador

Notícia
3 outubro 2010
Mudanças no universo escolar – Bairro Educador

Com a presença da Secretária de Educação Claudia Costin e do Subprefeito da área, Gustavo Trotta, com apoio da 2ª. Coordenadoria Regional de Educação, o evento promoveu o encontro de alunos das escolas e creche, reuniu inúmeros parceiros, como o Sebrae, SESI, Cidade Escola Aprendiz, Instituto Pereira Passos, Dentistas do Bem, UPP Borel, Rio Capoeira, JOCUM, projeto Roda Viva, Arteiras, PROVIR, Fundação São Joaquim, Posto de Saúde da Família, Associação de Moradores da Indiana, Associação de Moradores do Borel, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e Colégio Marista São José. O Capitão Amaral da UPP Borel, o Tenente Coronel Renê, do BOPE, a voluntária Lili Rose também prestigiaram a festa, mostrando a integração das instituições que atuam na região.

Houve apresentação das oficinas e dos cursos desenvolvidas pelo Ciep como coral, rádio comunitária, cientistas do amanhã, grafite, judô e bateria, além de stands das escolas e dos parceiros.     

O Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, onde foi realizada a cerimônia de lançamento, é uma das unidades que integram o Bairro Educador do Borel que envolve também as escolas municipais Jornalista Brito Broca, Borel, Chácara do Céu e Doutor Marcelo Candia e a Creche Municipal Raio de Sol.

O projeto promove a articulação de redes e procesos de comunicação local, focando no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos da comunidade escolar.

Marcia Florencio, Coordenadora do Projeto no CIEDS, avalia a experiência na implantação do Bairro Educador – “O Projeto aponta para uma nova maneira de pensar a educação e de re-significar o papel da comunidade no processo educativo. O Bairro Educador convoca toda a comunidade para interagir com a escola e para somar forças para ampliar o capital humano e social nos territórios. E essas alianças provocam mudanças profundas e de longa duração”.

Conheça mais do Bairro Educador no site www.cieds.org.br.